sexta-feira, março 18, 2011

A pior dor de cabeça da vida

Dor de cabeça realmente não é bom. Em artigos anteriores, demonstrei a diferença entre alguns tipos de dores primárias. Hoje, quero comentar sobre um outro sintoma, A PIOR DOR DE CABEÇA DA VIDA.

Ocasionalmente encontramos, especialmente em serviços de emergência, pacientes que se queixam de uma cefaleia (dor de cabeça para os que ainda não leram os artigos anteriores) que se iniciou de forma súbita, de um segundo para o outro, de forma já intensa, a pior dor da vida, e que persiste, podendo mesmo levar a desmaios ou crises convulsivas. 

Estas crises não costumam piorar, pois já se iniciam de fortíssima intensidade, daí chamadas de cefaleias em trovoada (thunderclap headache). A causa mais comum (e mais grave) é a ruptura de um aneurisma cerebral, mas há outras causas como tromboses cerebrais (quando uma veia do cérebro entope, especialmente em pacientes fumantes), derrames, lesões arteriais do pescoço, e mesmo casos primários (cefaleia em trovoada primária).

Mas o aneurisma é o que preocupa mais, tanto os médicos como os pacientes e seus familiares, e deve ser afastado. 

Observe abaixo um aneurisma cerebral e sua ruptura:

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcS6ELPnk3qrRjCbuaihXS19JDF1TtsDhDziRqkccaHmB1EJVIvcJw
Observe que o aneurisma é uma dilatação da artéria, e que pode, como na figura abaixo, romper e levar a extravasamento de sangue para o cérebro (hemorragia parenquimatosa) ou para as estruturas ao redor do cérebro (hemorragia subaracnóidea).

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSi_0QxXO_CuIq8Cc8hJcvlqh-IsLszo2jWS1N3sDcLLIgbKRINwA

Logo, nestas situações, a primeira coisa a fazer é ir a um pronto-socorro (PS) imediatamente e fazer uma tomografia de crânio a procura de sangramento cerebral. Caso a tomografia seja normal, deve-se colher o líquido da espinha lombar à procura de sangue na cabeça. Este diagnóstico deve ser perseguido com afinco pelo médico, pois pode salvar vidas (o aneurisma pode ser clipado ou fechado, e não romper mais, o que poderia matar o paciente).

Logo, se você sentir este tipo de dor, ou algum parente ou amigo seu, vá ou leve-o imediatamente a um PS.

E você sabe quais são os dois fatores de risco mais comuns para um aneurisma cerebral? São a pressão alta e o tabagismo (fumo). Logo,faça um favor a si próprio, se você fuma, tente parar de fumar, e faça um bem a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista