sábado, abril 02, 2011

Esclerose múltipla

Esclerose múltipla (EM) é uma doença descrita há mais de 100 anos, e ainda hoje é um mistério. Geralmente começa de forma súbita, com perda de força em algum dos membros, ou perda de força nas pernas, ou dificuldade para falar, ou perda visual, ou perda de sensibilidade em algum membro. Costuma acometer mais pessoas jovens, apesar de pessoas mais velhas e mesmo crianças raramente poderem ser afetadas. É mais comum em mulheres.
Sua definição é de uma doença auto-imune, ou seja, o sistema imunológico da pessoa ataca as células e terminações nervosas do cérebro e da medula espinhal.Os neurônios ficam sem comunicação uns com os outros, ou com lentificação da mesma. Ao longo de anos, pode ocorrer morte de células cerebrais.
A doença geralmente evolui em surtos, na forma chamada de remitente-recorrente (RR). Há surtos de perda de força ou algum outro déficit, que devem ser tratados de forma urgente para evitar ao máximo possível sequelas. Estes surtos geralmente duram mais de 24 horas, e levam a sintomas e sinais visíveis ao exame neurológico.
Em pacientes já com o diagnóstico, ocasionalmente quando sob estresse físico, calor ou banho quente, pode haver piora do quadro que geralmente é reversível - não é surto, e é chamado de fenômeno de Uthoff. Se, no entanto, a piora demorar, deve ser avaliada o mais urgente possível.
Estes surtos podem se somar, e levar a um quadro mais generalizado ao longo de vários anos (podendo ser décadas).
O diagnóstico deve ser feito por neurologista, com ressonância magnética de crânio e exame do líquido da espinha (líquor).
Falaremos mais em próximos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista