segunda-feira, maio 23, 2011

O labirinto

Dentro do seu ouvido, de cada lado, há duas pequenas estruturas, tão pequenas que cabem na ponta do seu dedo, mas são tudo para você. Os labirintos.

O labirinto é uma estrutura minúscula, que se conecta às estruturas do ouvido, e se responsabilizam pelo equilíbrio do seu corpo juntamente com os nervos que saem da medula e com o cerebelo.

Observe abaixo:

http://images.minhavida.com.br/imgHandler.ashx?mid=28533
O labirinto, visto acima em aumento, é formado pos algumas estruturas que sentem o movimento da cabeça e do pescoço - O sáculo, o utrículo e os canais semicirculares. São todos desenhados (por qe parecem mesmo um desenho) dentro do osso, revestidos por cartilagem, e possuem um líquido em seu interior que se movimenta, a endolinfa.

O sáculo e o utrículo são estruturas como sacos formados de ossos e cartilagem, e possuem em seu interior cristais de cálcio que se movem com os movimentos da cabeça para a frente e para trás, e para cima e para baixo.

Observe abaixo:

http://www.vertigemetontura.com.br/cupula%203.jpg
Já os canais semicirculares, três de cada lado em ângulos de 90º entre si (os canais anterior ou superior, lateral ou horizontal, e inferior ou posterior), sentem os movimentos angulares da cabeça. 

Caso você não tenha nenhuma lesão ou tenha tido alguma acidente que tenha acometido seu pescoço, você poderá fazer o que vou dizer. Caso contrário, não faça!

Mantenha seu pesçoco parado, e mova sua cabeça para frente (tocando o peito com o queixo) e para trás, depois para um lado e para o outro, e depois tente tocar a orelha de cada lado no ombro correspondente. Faça isso olhando para algo parado, como um quadro, por exemplo. O quadro (ou o objeto qualquer) se mexe? Não! Por que os canais semicirculares, que sentem estes movimentos através da endolinfa que movimenta células com cílios em seu interior, mexe os olhos que acompanham o movimento da cabeça.

Interessante, não é mesmo?

O quadro (ou o objeto para o qual você estava olhando) se mexeu? Nesse caso, sugiro que procure um neurologista ou um otorrinolaringologista.

Observe abaixo os canais semicirculares:

http://tribalbahia.files.wordpress.com/2011/02/labirinto.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista