quarta-feira, agosto 17, 2011

Pequeno dicionário de termos médicos - Ataxia

Ataxia vem do grego, e significa literalmente perda de ordem, de formação. Na prática neurológica, define-se ataxia como o conjunto de sinais e sintomas que levam o paciente a perder o equiíbrio e a coordenação motora.

O equilíbrio é uma das funções mais importantes desempenhadas pelo sistema nervoso, por que nos permite andar, ficar de pé e realizar nossas atividades, sem qualquer risco de queda. O equilíbrio é propiciado por três sistemas: 1. O labirinto ou sistema vestibular, localizado em cada ouvido; 2. O sistema proprioceptivo, ou seja, um conjunto de fibras que correm na parte de trás da medula vindo dos membros (braços e pernas), e que nos informa, entre outras coisas, a posição de cada parte do corpo no espaço. Assim, este sistema nos permite, com os olhos fechados, dizer se nosso braço está levantado ou não, se nosso pé direito está na frente ou atrás do esquerdo, se estamos em pé ou deitados, e assim vai; e 3. O sistema cerebelar, composto pelo cerebelo e suas fibras, além de outras estruturas como o tronco cerebral e o tálamo (pequena parte do cérebro localizada lá dentro dele, por onde passam todas as informações que entram e saem do cérebro), e que é responsável por você conseguir pegar em algo sem derrubar, ou acertar uma bola com um taco sem errar, ou ficar na ponta dos pés ou com um pé na frente do outro sem cair. O cerebelo nos permite andar na corda bamba (quer dizer, a algumas pessoas, as mais treinadas), manter o equilíbrio numa ladeira de subida ou descida, pegar um copo de plástico sem esmagar, acertar o nariz com o dedo, nem na pontinha, como o médico nos pede para fazer.

Vamos falar mais sobre estes sistemas mais para frente. O sistema vestibular, ou labirinto, já foi discutido em tópico anterior neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista