sábado, outubro 15, 2011

Desequilíbrio causado pelo álcool

O uso excessivo de álcool pode afetar os sistema de equilíbrio do corpo, especialmente o cerebelo e os tratos posteriores da medula espinhal. O cerebelo já foi discutido em post neste blog, mas deve-se saber de antemão que esta parte do encéfalo é a responsável pelo equilíbrio ao andar, ao ficar em pé com os pés juntos com olhos abertos ou fechados, e pela coordenação dos braços, dedos e pernas. 

Já o trato posterior da medula espinhal é um conjunto de dois pilares de cada lado da parte de trás da coluna que transmitem a informação chamada de cinestesia e artrestesia da periferia para o cérebro. Em outras palavras, fique em pé, se for possível sem cair, e feche os olhos. Tente saber onde está sua mão, seu pé direito ou seu indicador esquerdo. Localize-os sem mexê-los. Você consegue saber onde eles estão? Se sim, é por que seu sistema artrestésico está funcionando perfeitamente, ou seja, ele permite que você localize os membros e o corpo todo no espaço sem necessitar vê-lo. 

Já a cinestesia lhe permite movimentar o corpo mesmo sem vê-lo, ou seja, permite a você andar de olhos fechados, permite a você amarrar um sapato conversando com alguém, e mesmo dar um nó com as mãos nas costas. 

O uso crônico e excessivo de álcool destrói estas funções progressivamente, levando a alterações do equilíbrio e da marcha, com olhos abertos e fechados.

Observe abaixo o trato posterior da medula, em um corte horizontal. Você verá uma parte cinzenta no centro, onde estão os neurônios, e chamada de substância cinzenta. E uma parte branca ao redor, a substância branca, onde correm os tratos compostos de dendritos e axônios:

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQTVav59PB8d0MmcHr3Ne1nUPWrGPSSMXATEmC1julMpcDezQfPag



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista