segunda-feira, março 14, 2011

Como prevenir um AVC?

O AVC é uma doença causada por lesões vasculares do cérebro, ou quando há um entupimento de vasos (isquemia) ou uma lesão vascular e extravasamento de sangue para o cérebro (hemorragia).

A isquemia cerebral é a forma mais frequente de AVC, e os fatores de risco mais comuns são:

1. Pressão alta (hipertensão anterial sistêmica)
2. Diabetes
3. Fumo (Tabagismo)
4. Uso excessivo de álcool
5. Sedentarismo
6. Colesterol elevado (hipercolesterolemia)
7. Obesidade
8. Fatores genéticos (mãe ou pai tiveram AVC's em idade precoce, ou seja, abaixo dos 50 anos, o que pode sugerir doenças genéticas como a causa do AVC)
9. Fatores mais raros, como vasculites (doenças reumáticas), trombofilias (doenças caracterizadas por coagulação do sangue em excesso), etc...
10. Uso de drogas (cocaína, crack)

Já a hemorragia cerebral, que pode ser no próprio cérebro (parenquimatosa), ou no espaço subaracnóide que envolve o cérebro (a famosa hemorragia subaracnóidea do aneurisma), tem como fatores de risco principais:

1. Hipertensão arterial
2. Tabagismo
3. Uso excessivo de álcool
4. Doenças renais (insuficiência renal)
5. Uso de drogas (cocaína, crack)
6. Genético

Como você pode ver, há fatores de risco tratáveis (e passíveis de prevenção) e não tratáveis. Previna-se, evitando obesidade, hipertensão, diabetes, fazendo atividade física regular, evitando o fumo e o uso em excesso de álcool.

Alguns vão falar - meu parente fazia tudo isso e morreu de AVC (ou infarto). Pois bem, como disse há fatores de risco não tratáveis (não preveníveis), como os fatores genéticos, o sexo (masculino mais frequente) e a idade (mais frequente em pessoas maos velhas). Esses casos realmente não são passíveis de prevenção, e podem acometer até os mais saudáveis, mas esses são a EXCEÇãO, e não a regra.