sexta-feira, março 18, 2011

A pior dor de cabeça da vida

Dor de cabeça realmente não é bom. Em artigos anteriores, demonstrei a diferença entre alguns tipos de dores primárias. Hoje, quero comentar sobre um outro sintoma, A PIOR DOR DE CABEÇA DA VIDA.

Ocasionalmente encontramos, especialmente em serviços de emergência, pacientes que se queixam de uma cefaleia (dor de cabeça para os que ainda não leram os artigos anteriores) que se iniciou de forma súbita, de um segundo para o outro, de forma já intensa, a pior dor da vida, e que persiste, podendo mesmo levar a desmaios ou crises convulsivas. 

Estas crises não costumam piorar, pois já se iniciam de fortíssima intensidade, daí chamadas de cefaleias em trovoada (thunderclap headache). A causa mais comum (e mais grave) é a ruptura de um aneurisma cerebral, mas há outras causas como tromboses cerebrais (quando uma veia do cérebro entope, especialmente em pacientes fumantes), derrames, lesões arteriais do pescoço, e mesmo casos primários (cefaleia em trovoada primária).

Mas o aneurisma é o que preocupa mais, tanto os médicos como os pacientes e seus familiares, e deve ser afastado. 

Observe abaixo um aneurisma cerebral e sua ruptura:

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcS6ELPnk3qrRjCbuaihXS19JDF1TtsDhDziRqkccaHmB1EJVIvcJw
Observe que o aneurisma é uma dilatação da artéria, e que pode, como na figura abaixo, romper e levar a extravasamento de sangue para o cérebro (hemorragia parenquimatosa) ou para as estruturas ao redor do cérebro (hemorragia subaracnóidea).

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSi_0QxXO_CuIq8Cc8hJcvlqh-IsLszo2jWS1N3sDcLLIgbKRINwA

Logo, nestas situações, a primeira coisa a fazer é ir a um pronto-socorro (PS) imediatamente e fazer uma tomografia de crânio a procura de sangramento cerebral. Caso a tomografia seja normal, deve-se colher o líquido da espinha lombar à procura de sangue na cabeça. Este diagnóstico deve ser perseguido com afinco pelo médico, pois pode salvar vidas (o aneurisma pode ser clipado ou fechado, e não romper mais, o que poderia matar o paciente).

Logo, se você sentir este tipo de dor, ou algum parente ou amigo seu, vá ou leve-o imediatamente a um PS.

E você sabe quais são os dois fatores de risco mais comuns para um aneurisma cerebral? São a pressão alta e o tabagismo (fumo). Logo,faça um favor a si próprio, se você fuma, tente parar de fumar, e faça um bem a sua saúde.

Crise convulsiva - primeiros socorros

Uma crise convulsiva é um evento catastrófico e perturbador, tanto para quem sofre como para quem assiste. Especialmente se quem tem a crise é um parente ou amigo próximo. Por isso mesmo deve-se saber cuidar do paciente durante e após a crise, para prevenir acidentes e doenças causadas pela aspiração pulmonar de secreções.

Uma crise convulsiva é caracterizada por abalos musculares difusos com perda total da consciência, sialorreia (baba), mordedura de língua com sangramento, e eventualmente laceração lingual, e incontinência urinária (o paciente urina na calça). Após a crise, é comum e natural o paciente ficar sonolento, confuso, e mesmo agressivo, o que pode durar horas.

Na crise, se o paciente estiver sentado ou em pé e você estiver junto dele, ajude-o a cair, amortecendo a queda. Coloque o paciente de lado, com a cabeça pendendo para baixo, de modo a fazer cair a língua para fora e impedir a mesma de entupir a entrada de ar (não coloque os dedos na boca do paciente para livrar a garganta da língua - além de anti-higiênico, o paciente pode contrair a mandíbula fortemente e lesar gravemente seus dedos). Com o paciente nessa posição, imediatamente coloque objetos macios ao seu redor e embaixo de sua cabeça para evitar traumas, como travesseiros ou almofadas. Evite contato com objetos pontiagudos ou duros, o que pode machucar o paciente. Não segure o pescoço do paciente, para eviatr fraturas que podem complicar o quadro, e não segure os braços ou pernas do paciente, pois ele ou você podem sair lesados desse evento. Ao invés, deixe-o se batendo até a crise acabar.

A crise deve durar cerca de 1 minuto. Após acabar, chame imediatamente uma ambulância. Uma crise que dure mais de 3 a 5 minutos é uma emergência médica, e deve ser socorrida por médicos ou no hospital o mais rápido possível.

Se somente você estiver em casa com o paciente, mantenha sempre a calma, o que é essencial nessas horas, e chame o serviço de atendimento médico tão logo a crise acabe. Caso esteja você e mais outras pessoas, solicite a uma delas (maior de idade) que acione o serviço de atendimento médico de urgência.

Lembre-se: Se você é epiléptico, tome suas medicações corretamente, conforme a prescrição médica, e evite perder ou deixar faltar medicação, ou perder horário de tomada, o que pode fatalmente desencadear crises.