quinta-feira, março 24, 2011

Saiba o que é a doença de Parkinson

Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum do mundo (perde somente para a doença de Alzheimer (DA)), e suas características são bem diferentes das da DA. Na DP, o que se observa é tremor ou rigidez/lentidão de movimentos, que geralmente se iniciam de um lado só, e pouco a pouco (meses a anos) se espalham para o outro lado.

Os primeiros sintomas podem sr leves, que às vezes somente um observador bem cuidadoso pode ver, como um tremor bem pequeno e leve de um braço quando o paciente anda, ou o arrastar de uma perna, bem devagar e leve, ao caminhar, ou o não balançar um dos braços ao se caminhar, ou uma psotura do tronco levemente curvada para a frente, ou a falta de piscamento, ou de mímica facial, ou uma combinação destes sintomas.

A doença evolui bem lentamente, geralmente em 15 a 30 anos (bem variado mesmo), e pode levar a incapacidade progressiva e lenta. Mas o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e fazer o paciente viver de forma normal ou quase normal por vários anos.

Cerca de 10 a 15% dos casos são genéticos (não necessariamente hereditários, ou seja, está nos genes mas pode não passar de geração para geração). O resto não tem causa conhecida, e muitas possibilidades existem quanto a causas da DP.

No próximo artigo, falaremos mais da DP e depois, em outros artigos, de doenças que simulam a DP.