quarta-feira, abril 06, 2011

Tremores

Tremores são movimentos de oscilação, ou seja, um membro, o pescoço, a mandíbula, ou outra parte do corpo, oscila de forma alternada (como nos braços, onde o tremor pode girar de um lado para outro).

Quando se pensa em tremor, sempre vem à cabeça doença de Parkinson, não é mesmo? Mas na verdade, esta doença é só uma das várias causas de tremor. De fato, o tremor mais comum é uma forma geralmente hereditária (o que significa que deve haver mais pessoas da sua família afetadas, ou você terá pessoas afetadas, como filhos ou sobrinhos) denominada de tremor essencial. É um tremor que aparece geralmente na adolescência ou no começo da vida adulta, dos dois lados, geralmente mais nos braços, pode acometer a cabeça, não é perigoso, e de fato a progressão é lenta e benigna. Piora quando se segura algo, ao se escrever, quando sob estresse, e melhor, entre outras coisas, quando se está em repouso ou quando dormindo.

O tremor da doença de Parkinson geralmente é de repouso, ou seja, aparece quando o membro (geralmente o braço, mas pode ser a perna também) fica sem mexer, como quando se está sentado, ou andando. O tremor é mais grosseiro, menos frequente que o essencial, começa mais de um lado e acaba indo para o outro em meses a anos.

Outras formas de tremor podem existir. Quando você está segurando algo pesado com um braço só numa posição incômoda, seu braço pode tremer. Quando se está com frio, você treme também, mas o corpo todo. O tremor pode aparecer quando sob estresse ou ansiedade, quando se toma muito café ou guaraná, sob efeito do álcool, ou em doenças sistêmicas como o hipertireoidismo (quando a tireóide fica muito ativa).

Se você tem algum tipo de tremor, vá ao neurologista e discuta as possíveis causas com ele.