segunda-feira, abril 18, 2011

Neuropatias periféricas

O sistema nervoso é composto basicamente de duas partes, o sistema nervoso central, composto de cérebro, tronco cerebral e medula espinhal, e o periférico, composto dos nervos periféricos que saem da medula e músculos.
Neuropatias periféricas são as doenças que acometem justamente as ramificações da medula que ligam a medula e o cérebro às estruturas do corpo, os nervos. Várias são as causas de neuropatias, e vários são os tipos. Mas quais são os sintomas, o que eu posso sentir caso venha a ter uma neuropatia?
1. Geralmente os sintomas são lentos, ou seja, se desenvolvem em semanas a meses. Algumas formas se desenvolvem em horas a dias, como as polirradiculoneuropatias, que acometem a parte mais próxima à medula (as raízes dos nervos) e os nervos, como a síndrome de Guillain-Barré, que dá uma paralisia que sobe das pernas para os braços, em horas a dias.
2. Fraquezas em braços e pernas, ou em mãos e pés, com atrofia (perda da massa muscular) ou diminuição do tônus (membros ficam mais moles).
3. Dormências, formigamentos em localizações específicas do corpo, como territórios de nervos (por acaso, você já dormiu sobre o braço e acordou com a parte de dentro do braço dormindo? Ou acordou à noite e a mão toda estava dormindo? Ou saiu de uma posição sentada, em que você estava cruzando uma perna sobre a outra, e uma parte do dorso do pé parecia dormindo? Ou fraco? Pois é, você produziu uma neuropatia periférica transitória por compressão, as forma mais comuns de neuropatia)


Toda vez que você sentir algo igual que não melhorar em horas (não espere muito), vá imediatamente ao hospital. Pode ser uma neuropatia, e como disse antes, há várias causas.