sábado, abril 30, 2011

Há outras células no sistema nervoso além dos neurônios?

Se você é curioso, e gosta de pesquisar, talvez já tenha se feito essa pergunta antes. E se você nunca teve curiosidade de saber do que é feito o seu cérebro, bem, lá vai mais uma explicação.

O cérebro, como qualquer órgão do corpo, como já dito, é feito de células. Os neurônios são a menor parte desse material celular que chamamos de sistema nervoso. Isso por que a maior parte é dominada por células de suporte chamadas de células gliais, ou da glia. São várias células que dão sustentação ao neurônio, auxiliam-no na condução dos impulsos elétricos, mantém o cérebro a salvo de organismos e substâncias tóxicas através de algo chamado de barreira hemato-encefálica (barreira entre o sangue e o líquido da espinha e cabeça, ou seja, o líquor, que banha o cérebro e a medula), matam organismos invasores, fazem a defesa do cérebro, mantém a homeostase (o equilíbrio) do cérebro.

Há várias células gliais, sendo elas os astrócitos, os oligodendrócitos, e a micróglia.

Os astrócitos, chamados assim por terem a forma de estrelas (astros) são as células de sustentação e suporte neuronal propriamente ditas. Há várias formas e tipos deles. Aqui vai um astrócito:



Essa figura veio daqui: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Histologia/sinapse3.gif

Observem que os astrócitos se ligam aos vasos e aos neurônios, Nos vasos, eles impedem que substâncias e organismos nocivos cheguem ao cérebro (barreira hemato-encefálica).

Os oligodendrócitos são células que principalmente produzem a bainha de gordura (mielina) que envolve os neurônios e ajuda na condução elétrica dos impulsos neuronais. Na figura acima, um oligodendrócito é demonstrado como uma pequena célula entre dois neurônios.

Já a micróglia é o sistema imunológico, de defesa propriamente dita, do sistema nervoso. São os vigias, os guardiões que iniciam um ataque caso haja uma invasão de organismos tipo vírus ou bactérias, e também retiram restos de células mortas. Um componente da micróglia, com as outras células:



Essa foto veio daqui: http://www.poderdasmaos.com/site/pub/bancoimg/bancodeimagens/Materia/coluna-11.jpg