domingo, maio 15, 2011

Vasos da parte posterior do cérebro

Conforme discutido antes, temos dois conjuntos de vasos cerebrais - A circulação anterior e a posterior. Já discutimos sobre a anterior (carótidas e artérias cerebrais anterior e média), e falaremos brevemente da circulação posterior.

Esta é formada pelos seguintes vasos:

1. Artérias vertebrais - Saem das artérias que vão para os braços (as artérias subclávias), e dirigem-se à cabeça através das vértebras (daí o nome delas). São uma de cada lado (duas, portanto), e juntam-se na frente do tronco cerebral para formar a artéria basilar. A artéria vertebral origina uma pequena artéria chama de PICA (Lê-se paica) (artéria cerebelar póstero-inferior), que vai para a parte baixa do tronco e para o cerebelo. A obstrução dessa artéria pode dar derrame, assim como a obstrução ou lesão da artéria vertebral antes da origem dessa artéria.

http://www.medicinageriatrica.com.br/wp-content/uploads/2007/12/vertigem.jpg

2. A artéria basilar é uma única artéria calibrosa que sobe pelo tronco cerebral. Essa artéria pode ser vista na figura acima como uma artéria única, grande, e que dá origem a duas outras artérias calibrosas acima, das quais iremos falar logo.

3. A artéria basilar dá origem a outras artérias, que vão suprir sangue para o tronco cerebral:

3.1. Artéria cerebelar ântero-superior (AICA)
3.2. Artéria cerebelar superior
3.3. Várias pequenas artérias menores, sem nomes definidos.

http://www.ineuro.com.br/wp-content/uploads/basilar-and-vert.jpg

4. A artéria basilar dá origem no seu final às duas artérias cerebrais posteriores, que vão dar sangue para uma parte importante do cérebro, os lobos occipitais (onde, entre outras coisas, ficam os centros da visão) e para uma parte importantíssima do cérebro, chamada de tálamo.

http://www.rccc.eu/ucimanacor/Ictus/PosterCodigoIctus_archivos/cp/cp.gif

Nesta figura você vê o cérebro de baixo para cima. Há várias outras artérias no cérebro, menos importantes para o seu conhecimento.

Bem, este artigo realmente é difícil de entender, mas com as figuras espero ajudar na sua compreensão.