sábado, agosto 06, 2011

Qual o meu hemisfério dominante?

O hemisfério cerebral dominante é aquele (também) responsável pela linguagem. O cérebro possui dois hemisférios, o direito e o esquerdo. Em 90% das pessoas, o hemisfério esquerdo é o dominante, mesmo em pessoas canhotas ou ambidestras. O hemisfério não dominante responsabiliza-se por emoções, orientação visuo-espacial (saber onde você se encontra no espaço ao seu redor) e outras funções.

Como saber qual o seu hemisfério dominante? Bem, geralmente pessoas destras (que escrevem com a mão direita) têm o hemisfério esquerdo como dominante, por que o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito, e vice-versa (falaremos desse assunto intrigante em outro post).

Mas pessoas canhotas ou ambidestras podem ter o hemisfério esquerdo como dominante, também. Então, há algum modo de saber isso?

Provavelmente sim, e é simples. Em uma folha de papel, faça um furo pequeno com um alfinete, e olhe através dele. Se você olhar com o olho direito, sua dominância cerebral provavelmente será o lado esquerdo em cerca de 65% dos casos (Referência), e vice-versa. Há uma clara distinção na literatura especializada entre dominância ocular e dominância manual, com relatos de incrongruências entre elas.

Outra maneira inusitada é saber com qual mão você segura o cabo da vassoura ao varrer a casa. Se você segura o cabo com a mão direita, sua dominância cerebral é esquerda, e vice-versa. Há inclusive uma escala para verificar clinicamente qual a dominância cerebral de uma pessoa (Referência).

Há um método mais agressivo, que é o uso de amital sódico, um anestésico, que é injetado em cada carótida através de angiografia (cateterismo) e anestesia cada hemisfério, um de cada lado. Assim, verifica-se com a anestesia sucessiva de um hemisfério atrás do outro qual leva à perda da linguagem, sendo este o hemisfério dominante.

Dúvidas? Mande-me um e-mail ou comente abaixo.

Pequeno dicionário de termos médicos - Afasia

Afasia é o termo usado pelos neurologistas para definir distúrbios de linguagem, ou seja, problemas na produção, compreensão ou repetição de palavras ou frases.

Diferente da disartria, onde há prejuízo nos órgãos que emitem os sons, aqui o som sai normalmente, mas sai sem sentido, ou a palavra não é compreendida ou o paciente não consegue repetir palavras ou frases.

A afasia ocorre por lesões cerebrais. A disartria pode ocorrer por lesões tanto do cérebro como de várias outras partes do corpo, como já visto no post anterior.

Há vários tipos de afasia, assim como há várias áreas cerebrais responsáveis pela produção/compreensão da linguagem. Não iremos detalhar isso aqui ainda por ser de grande complexidade, mas basta saber que duas áreas cerebrais estão envolvidas, respectivamente, na produção e na compreensão da linguagem: a área de Broca, ou giro frontal inferior, e área de Wernicke, ou giro temporal superior. Aqui vão as duas áreas:


Essa imagem veio daqui: http://www.logopedia-granada.com/images/broca.gif

E quais são as causas de afasia?

1. Derrames (tanto isquêmicos como hemorrágicos) - As causas mais comuns. Afasia ocorre, em cerca de 90% das pessoas, com lesões do hemisfério cerebral esquerdo (considerado o hemisfério dominante, ou seja, o hemisfério da linguagem, mesmo nas pessoas canhotas e ambidestas, ou seja, que escrevem com as duas mãos). Lesões do hemisfério direito produzem, na maciça maioria das vezes, disartria.

2. Traumas cranianos - Ocorre afasia com lesões igualmente do lado esquerdo

3. Placas de esclerose múltipla - Lesões extensas podem, ocasionalmente, levar a afasia

4. Tumores cerebrais - Igualmente, do hemisfério esquerdo em 90% dos indivíduos