terça-feira, agosto 23, 2011

Pequeno dicionário de termos médicos - Palestesia


Mais uma vez o bom e velho grego - palestesia significa a capacidade de sentir vibrações. Isso mesmo, vibrações. Bem, para explicar isso melhor, precisamos mais um pouco de anatomia.

As sensações que vêm da periferia do corpo (membros, tronco e mesmo a face) são carreadas ao cérebro através de nervos periféricos, como já falamos em posts anteriores. Os nervos são como fios elétricos. Alguns são encapados com uma bainha de gordura chamada de mielina. Outros não, são desencapados (não mielinizados). Os nervos com mielina, os mielinizados, são os que conduzem os impulsos de forma mais rápida, por que a mielina forma nodos ou espaços entre cada nó, os nodos de Ranvier, onde ficam concentrados a maior quantidade de canais de sódio, responsáveis pela produção de eletricidade no sistema nervoso. Logo, temos o que chamamos de condução saltatória, ou seja, a condução salta de nodo em nodo, indo rápido. Observe abaixo esta figura, que foi tirada deste site:  

http://www.harunyahya.com/books/science/electricity/electricity_04.php













Mais abaixo, notamos outra figura mostrando que a eletricidade do corpo vem da interação entre sódio e potássio, e mais alguns íons, nos canais localizados nos nervos.





Esta figura compara seu cérebro e seus nervos a pilhas, cheias de eletricidade. Observe a condução saltatória (as setas negras com pontas amarelas). A eletricidade envolvida é complexa para quem não conhece bioquímica, mas não é difícil de entender se você tiver uma boa base. 

Bem, e para qur tudo isto? É por que temos vários tipos de sensações, que são determinadas por vários tipos de nervos. Assim, a dor em queimação, mal localizada, difusa, que você sente quando está com dor de barriga (sabe, a cólica), é transmitida através de fibras não mielinizadas. Já a dor em pontada, bem localizada, aquela que você tem com a picada de um inserto ou de uma agulha, aquela que você consegue apontar com um dedo o local onde dói, esta é transmitida através de fibras pouco mielinizadas.

Já a sensação de vibração, que você sente quando algo vibra embaixo de você, é transmitida através de fibras bem mielinizads, bem grossas. E é esta sensação que é perdida primeiro na neuropatia causada pelo diabetes.

A palestesia é testada com um diapasão, sim, o mesmo usado para testar notas musicais e ver se um instrumento está afinado ou não. Mas usamos diapasões de frequências menores para testar a sensibilidade vibratória (palestesia) - geralmente de 128 Hz de frequência. O médico coloca o diapasão vibrando em uma proeminência óssea do seu pé, e verifica se você sente e até onde.

Abaixo, um diapasão:



Essa figura veio daqui: http://www.mnsuprimentos.com.br/arquivos/mn_mao12.htm