sábado, agosto 27, 2011

O nervo trigêmeo

O nervo trigêmeo é chamado assim por que é composto de três nervos que entram em um mesmo tronco. É o nervo que fornece sensibilidade ao seu rosto e à sua língua (sensibilidade ao toque, à dor e à temperatura, por que a sensibilidade ao gosto - paladar - é fornecida pelo nervo facial, o mesmo que é responsável pela movimentação do seu rosto). Observe uma figura do nervo trigêmeo:

 http://uvahealth.com/services/neurosciences/conditions-and-treatments/11489 

Observe esta nova imagem, um pouquinho mais assustadora, mas interessante por que mostra o nervo trigêmeo em toda a sua plenitude:



O nervo trigêmeo é um nervo misto, ou seja, ele é sensitivo e motor. A sensibilidade é fornecida a toda a face e à metade da frente do couro cabeludo, geralmente poupando o ângulo da mandíbula, suja sensibilidade fica a cargo dos nervos cervicais mais altos, ou seja, que saem dos primeiros segmentos da medula espinhal cervical.

O nervo trigêmeo ainda fornece sensibilidade a toda a parte de dentro da cabeça, aos vasos da cabeça, às membranas (meninges) que recobrem o cérebro, e às estruturas ósseas do crânio. Por isso que é tão difícil, muitas vezes, localizar uma doença dentro da cabeça somente sabendo a localização da dor na cabeça, por que o nervo trigêmeo pode levar a irradiação da dor para outras partes do crânio. Assim, por exemplo, um tumor na parte de trás da cabeça pode levar a dor na região frontal da cabeça, e a isso chamamos de dor referida, ou seja, inicia-se em uma parte e vai a outra.

O nervo trigêmeo ainda fornece a sensibilidade aos dentes e à gengiva. E por conta disso, podemos ter a neuralgia do trigêmeo, da qual falaremos abaixo.

O nervo é responsável ainda pelos músculos da mastigação, o masséter, o temporal, os pterigóideos lateral e medial, além de alguns músculos de dentro da boca e de dentro do ouvido.

Observe abaixo:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR4TjP6pEPSmJD8OS0p-jt4pLlN1UafuDB2pmv_hyCd_i__Rirz
O músculo mais alto, em forma de leque, é o temporal, e o mais baixo, mais grosso, é o masséter. Estes músculos ajudam a fechar a boca e a protruir a mandíbula, por a mandíbula para a frente. O masséter é um dos músculos mais fortes do corpo justamente por que a inserção dele é muito grande, praticamente em todo o ramo lateral da mandíbula. Coloque seu dedo indicador dois dedos abaixo da orelha e morda para senti-lo.

Observe mais ainda:

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSaRisdglZWp-SPzpCcPOF5N2gRFcdzRyw7-BRk7_4_rHcLE7GLQA
O músculo mais alto, horizontal, é o pterigóideo lateral, e o mais baixo, vertical, é o pterigóideo medial.

E quais são os sintomas de uma lesão do nervo trigêmeo?

Variam, e dependem da lesão. Assim, derrames localizados onde está o núcleo do nervo (onde estão os neurônios que recebem os nervos que vêm da face) pode levar a perda de sensibilidade para todas as modalidades (toque, temperatura, pressão) em um lado ou em ambos os lados do rosto, dependendo se a lesão afeta um ou os dois nervos (há um nervo trigêmeo e um núcleo do nervo de cada lado).

Fraqueza à mastigação pode ocorrer com lesões que afetem os nervos que inervam os músculos citados acima. Mas na verdade, a sequela mais comum de lesão do nervo, especialmente em pessoas idosas, é o que chamamos de neuralgia trigeminal ou neuralgia do trigêmeo.

Esta é uma forma de dor intensa, súbita, como choque, que ocorre geralmente em um lado só da face, raramente dos dois lados (mais comum, neste caso, em jovens com doenças degenerativas como a esclerose múltipla, ou infecções como a doença de Lyme). A dor é muito forte, piora quando o paciente leva rajada de vento no rosto, bebe bebidas quentes ou frias, toca alguns pontos do rosto (chamados de pontos-gatilho), escova os dentes, etc... . A dor começa na região da orelha e se espalha como choque intenso para a boca ou os olhos, raramente para o queixo. Pode vir vários surtos em um mesmo dia, que podem inclusive acordar o paciente à noite, ou podem vir em surtos menos frequentes separados por dias ou semanas sem dor. O tratamento é feito com medicações para a dor como gabapentina ou carbamazepina, dois anticonvulsivantes de uso nesta doença. Oxcarbazepina ou lamotrigina podem ser usados.