domingo, setembro 25, 2011

Síndrome de Korsakoff

Você já viu algum filme no qual uma pessoa perde a capacidade de armazenar novas memórias, e é incapaz de lembrar o que fez minutos antes? Pois uma doença assim existe, e é chamada de síndrome de Korsakoff, em homenagem a Sergei Korsakoff (ou Korsakov), um neuropsiquiatra russo que teve papel importante na descrição da doença. Vide aqui a biografia de Sergei Korsakoff em inglês.

A síndrome de Korsakoff é considerada uma demência, ou seja, é uma afecção onde há perda de capacidades mentais já adquiridas. Ocorre com bastante frequência em alcóolatras devido a uma deficiência não tratada (ou mal tradada) de tiamina ou vitamina B1 (veja o tópico anterior sobre encefalopatia de Wernicke). Mas pode ocorrer também em casos avançados de outras doenças que cursam com deficiência grave de vitaminas, como desnutrição grave.

As características mais importantes desta afecção são:
1. Perda da capacidade de armazenar novas memórias ou amnésia anterógrada - O paciente não mais consegue reter novas informações a partir do início da doença, e as memórias formadas são logo perdidas, devido a uma lesão de duas áreas cerebrais chamadas de tálamo (uma estrutura localizada na profundidade do cérebro) e os corpos mamilares (duas pequenas saliências na base do cérebro em forma de pequenos mamilos) (veja abaixo). Estas estruturas parecem ser importantes na formação de novas memórias. Sem elas, as informações novas que chegam ao cérebro não conseguem ser mantidas e transformadas em memórias de longo prazo. Esta deficiência é chamada de amnésia anterógrada, em contraste com a amnésia retrógrada, onde o paciente não consegue lembrar-se de informações armazenadas antes do evento que cauou a amnésia.

2. Confabulações - Devido à perda da capacidade de armazenar novas memórias, o paciente acaba por preencher as lacunas de sua memória com fatos inexistentes ou fantásticos, criando memórias.

3. Amnésia retrógrada - O paciente pode não ser capaz de lembrar-se de eventos que ocorreram antes do início do quadro. Pode ser menos severa que a amnésia anterógrada. O paciente acaba por perder a própria identidade, e sem memórias ou registros de sua vida no dia-a-dia, vive um dia de cada vez, sem possibilidade de conectar informações novas com as anteriores.

4. Perda de insight ou anosognosia - Esta é a incapacidade que o paciente tem de reconhecer o próprio déficit. O paciente não percebe a deficiência, e acaba por acreditar que tudo está normal, mesmo não estando.

5. Quadros psiquiátricos - Alucinações e delírios podem ocorrer.
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Mammillary_body.gif#filelinks

A imagem acima mostra em vermelho, na base do cérebro, os corpos mamilares.