sábado, outubro 15, 2011

Desequilíbrio causado pelo álcool

O uso excessivo de álcool pode afetar os sistema de equilíbrio do corpo, especialmente o cerebelo e os tratos posteriores da medula espinhal. O cerebelo já foi discutido em post neste blog, mas deve-se saber de antemão que esta parte do encéfalo é a responsável pelo equilíbrio ao andar, ao ficar em pé com os pés juntos com olhos abertos ou fechados, e pela coordenação dos braços, dedos e pernas. 

Já o trato posterior da medula espinhal é um conjunto de dois pilares de cada lado da parte de trás da coluna que transmitem a informação chamada de cinestesia e artrestesia da periferia para o cérebro. Em outras palavras, fique em pé, se for possível sem cair, e feche os olhos. Tente saber onde está sua mão, seu pé direito ou seu indicador esquerdo. Localize-os sem mexê-los. Você consegue saber onde eles estão? Se sim, é por que seu sistema artrestésico está funcionando perfeitamente, ou seja, ele permite que você localize os membros e o corpo todo no espaço sem necessitar vê-lo. 

Já a cinestesia lhe permite movimentar o corpo mesmo sem vê-lo, ou seja, permite a você andar de olhos fechados, permite a você amarrar um sapato conversando com alguém, e mesmo dar um nó com as mãos nas costas. 

O uso crônico e excessivo de álcool destrói estas funções progressivamente, levando a alterações do equilíbrio e da marcha, com olhos abertos e fechados.

Observe abaixo o trato posterior da medula, em um corte horizontal. Você verá uma parte cinzenta no centro, onde estão os neurônios, e chamada de substância cinzenta. E uma parte branca ao redor, a substância branca, onde correm os tratos compostos de dendritos e axônios:

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQTVav59PB8d0MmcHr3Ne1nUPWrGPSSMXATEmC1julMpcDezQfPag



O que é fibrilação atrial, e quais são suas consequências para o sistema nervoso?

O coração é um órgão parecido com uma bomba. Ele fica no meio do seu peito, com a ponta voltada para a esquerda (você pode sentir a ponta do coração batendo colocando seu dedo uns dois dedos abaixo do seu mamilo esquerdo). Algumas raras pessoas podem ter o coração voltado para a direita, o que chamamos de dextrocardia.

O coração bate de forma sincronizada, sendo que o sangue que vem do resto do corpo entra pelo átrio direito pelas veias cavas (cava superior e cava inferior), passa para o ventrículo direito, é bonbeado para o pulmão via artéria pulmonar, onde ele recebe o oxigênio da respiração, volta para o coração pelas veias pulmonares para o átrio esquerdo, e desce para o ventrículo esquerdo de onde sai para o resto do corpo através da maior artéria do corpo, a aorta.

Veja abaixo um coração:

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS9YkI6G4KdG9xgI_rwcL5yuVSETe7ulS3YRgp3pLdr3GTJ1OFj


Aqui você vê o coração, as aurículas, ou átrios, direito e esquerdo, as veias pulmonares, a artéria pulmonar, as veias cavas e a aorta. Da aorta saem várias artérias para a cabeça, os braços, a barriga e as pernas.

A veia cava superior recebe o sangue vindo da cabeça e dos braços. A veia cava inferior recebe o sangue que vem do abdome e dos membros inferiores.

O sangue que vem do corpo é pobre em oxigênio (que claro já foi usado) e rico em toxinas vindo dos órgãos e membros e este sangue é purificado nos rins, no fígado e recebe o oxigênio dos pulmões, antes de voltar para o corpo. Viu como cada órgão seu é importante para seu corpo todo?

Olhe um coração e os pulmões dentro de um peito aberto:

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRd-Bk_1zJbjXK19_M3XI1pCd6wmSnbdBD0c9Hj8mX9CKBPBiv7jg

E, claro, nada melhor que um vídeo para explicar como funciona essa mecânica tão bonita:


O sangue roxo é o sangue que vem para ser purificado, e virará o sangue vermelho, cheio de oxigênio. Na verdade, isso não é mera ilustração, e o sangue pobre em oxigênio é mais escuro que o sague rico em oxigênio, por causa da forma de ferro presente na hemoglobina, que muda de acordo com a quantidade de oxigênio ligado a ele.

Right atrium = átrio direito
Right ventricle = ventrículo direito
Let atrium = átrio esquerdo
Left ventricle = ventrículo esquerdo


Você viu no vídeo anterior como o coração bate de forma compassada? Uma cavidade bate antes da outra, para que o sangue possa fluir todo de um lugar para o outro sem perda e sem aumento de pressão. E isso é verdade.

Quando uma cavidade do coração empurra o sangue, ela o faz sob pressão, que abre as válvulas (valvas aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar), e força o sangue para fora. Se o sangue ficar dentro de uma cavidade antes dela se contrair de novo, ou seja, se sobrar muito sangue depois da última contração, o que pode ocorrer nos casos de insuficiência cardíaca congestiva, quando o coração fica grande e fraco demais, a pressão fica muito grande lá dentro logo antes da próxima contração, e as cavidades têm de ficar cada vez maiores para segurar a pressão. Logo, o pulmão também sofre, com edema pulmonar, e o resto do corpo também, com inchaço e aumento do fígado (hepatomegalia).

Certo, mas você pode se perguntar - como o coração bate, ou melhor, o que faz o coração bater? E isso é conseguido através da ativação elétrica do coração. Sim, isso mesmo. O coração possui fibras especializadas em conduzir eletricidade, como nervos. E é a estimulação automática e espontânea destas fibras que faz o coração bater.

Há os chamados nodos (sinoatrial, no átrio direito) e o atrioventicular (entre os átrios e os ventrículos), que conduzem o estímulo elétrico pelo coração. Isso faz com que o átrio direito bata primeiro, seguido pelo ventrículo direito, átrio esquerdo, e depois ventriculo esquerdo.

Mas em alguns pacientes, acontece que o átrio esquerdo, aquele que se comunica com o ventrículo esquerdo, acaba por não bater direito. Na verdade, ele acaba por fibrilar, ou seja, ele "treme" literalmente, a invés de se contrair de forma funcional, e o sangue acaba por entrar no ventrículo sem a ajuda do átrio, que deveria ter batido para que isso acontecesse. O sangue acaba por se acumular em áreas do átrio esquerdo, que não coloca o sangue que entra nele para circular de forma correta, e este sangue forma coágulos, que chamamos de tormbos.

Você viu que o átrio manda sangue para o ventrículo. Se, de repente, um coágulo que estava no átrio se desprende de lá e desce para o ventrículo, ele pode ser ejetado para a grande artéria, a aorta, e de lá pode acabar por ir para os vasos da cabeça, dos braços, do abdome ou das pernas. Dependendo de para onde o coágulo (trombo), ele pode causar entupimento de vasos na cabeça, membros ou abdome. Como nosso interesse é a cabeça, um coágulo indo para lá pode levar a um derrame.Como? Simples - através das carótidas e das vertebrais, as artérias que levam sangue para o cérebro e que saem da aorta e seus ramos. Se você está boiando neste assunto, leia aquiaqui e aqui antes.

E há como saber o risco? Bem, há várias formas de se tentar calcular o risco, nunca 100% seguro. Mas há tabelas que os médicos usam que conseguem dizer o risco de um derrame quando da presença de uma fibrilação atrial. Pacientes mais jovens (menos de 50 anos) e com o coração saudável, isso é, sem pressão alta, sem diabetes, sem colesterol elevado, sem história de infartos anteriores e sem insuficiência cardíaca, parecem ter menos chance de produzirem um derrame quando da presença de fibrilação atrial, do que o contrário, especialmentes e há vários fatores de risco vasculares e doenças do coração.

E o que você, paciente, tem de fazer? Ora, tudo aquilo que o médico lhe diz para fazer e nós já discutimos tantas vezes neste blog - exercite-se regularmente, não fume, não beba em excesso, trate ou evite pressão alta ou diabetes, emagreça, controle seu colesterol, e se você usa medicações, use-as corretamente - nunca, mas nunca pare seu remédio de pressão alta, por que esta doença não tem cura, mas fica tratada e estável na dependência do uso correto das medicações e das dietas orientadas pelos médicos.

E se, de repente, uma batida diferente ocorrer ou uma fibrilação atrial for detectada, vá a um médico e trate-se.