quinta-feira, janeiro 05, 2012

O que é uma sinapse?

Sinapse é a ligação entre dois neurônios ou um neurônio e uma fibra muscular, quando dá-se o nome de junção neuromuscular ou mioneural.

Observe abaixo:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSYdhycYLlqp6bRvHP4yL8B7Bc_6XCX9zWTRQy0QIkU7HyvT1KG
Aqui você vê uma sinapse entre dois neurônios. A sinapse ocorre entre as ramificações dos neurônios, chamadas de axônios e dendritos, e ou as ramificações ou o próprio corpo neuronal. A sinapse funciona como meio de conexão, mandando informações importantes entre neurônios, ativando vias neurais dentro do sistema nervoso, e é através delas que se processa toda a nossa vida, desde movimentos e sensações a pensamentos e sonhos. Aliás, é através da formação e consolidação de sinapses que formam-se nossas memórias.

As sinapses possuem alguns componentes:

A terminação pré-sináptica é a parte que se conecta com a outra extremidade e que libera as substâncias chamadas de neurotransmissores, moléculas que funcionam como os mensageiros entre os neurônios, sendo que cada neurotransmissor tem uma função específica dentro do sistema em que se insere. Temos neurotransmissores inibitórios de ações dos outros neurônios, como o ácido gama-amino-butírico (ou GABA), a glicina e a substância P; e os excitatórios, que do contrário excitam e ativam as outras terminações neuronais, como o glutamato, e em certas situações a dopamina.

Aliás, os neurotransmissores são peças-chave nas sinapses, e para serem liberados necessitam estar em vesículas ou pequenas bolhas dentro das membranas pré-sinápticas. Quando o potencial de ação, a descarga elétrica, chega a esta terminação, as vesículas grudam-se à parede do terminal e liberam os neurotransmissores na fenda sináptica. Observe abaixo:

http://downloads.passeiweb.com/imagens/newsite/saladeaula/biologia/sinapse.jpg

Já os receptores são moléculas que se localizam no terminal pós-sináptico, que geralmente é um outro dendrito, um axônio ou o corpo do outro neurônio, que recebe a mensagem através dos neurotransmissores e sofrem a ativação de seus receptores. Assim, fecha-se uma sinapse, sendo que uma ação é realizada através dos recepque tores.

Há várias ações que os receptores fazem, como abrir para permitir a passagem de substâncias como sódio e cloro, ou potássio e cálcio, ou levar a modificação de moléculas, ou levar a ativação de moléculas que iniciam uma ação química.

Observe abaixo:

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRVHHEejjUV1lnHxpGBXokH2ONjzvVqUZAXmeYMVR7ZwTiovUQo
Esta figura demonstra uma membrana plasmática, a membrana que envolve todas as células, como uma bicamada de moléculas que se ligam a água (hidrofílicas) e que se afastam da água (hidrofóbicas). No meio destas camadas está o receptor, em verde.

Perfeito, espero que você tenha entendido.