quarta-feira, abril 11, 2012

Os núcleos da base - O putâmen

Este é outro núcleo, conjunto de neurônios no interior da substância cerebral, e que participa dos núcleos da base, recebendo informações do córtex. Diferente do núcleo caudato, falado no post anterior, o putâmen lida mais com a parte motora. Entretanto, sua parte mais anterior também pode ter relação com o comportamento, e mesmo com a memória.

O putâmen e o caudato juntos foram o corpo ou núcleo estriado.

Observe abaixo:

http://stemcells.nih.gov/StaticResources/info/scireport/images/figure82.jpg
O putâmen é esta estrutura em forma de bola no centro da figura. O nome corpo estriado vem das estrias que ele mantém com o núcleo caudato (acima a causa amarronzada abaixo do ventrículo lateral, em azul).

O putâmen e o núcleo caudato são as principais vias de entrada das informações que vêm do córtex motor e sensitivo, e que passam por vários núcleos voltando para o córtex, e fazendo conexão com outras estruturas do tronco cerebral, cerebelo e medula. Sem estes núcleos, nossos movimentos seriam errados, lentos ou erráticos.

O putâmen recebe conexões importantes de outra estrutura mais baixa, a substância negra, que possui dopamina como neurotransmissor, e a degeneração desta substância e de suas vias de conexão com o putâmen e o caudato são a marca registrada de uma doença, cujo dia mundial se comemora hoje, dia 11 de abril, a doença de Parkinson.