domingo, abril 29, 2012

Neurologia nutricional

O sistema nervoso é palco de várias reações químicas diariamente, tanto na manutenção de suas células e sinapses como na criação de novas sinapses, reparos, manutenção de células não neuronais e do meio interno do cérebro, importante para sua segurança, proteção e funcionamento. Fora isso, o funcionamento perfeito dos outros órgãos e sistemas é vital para o bom desempenho cerebral.

Mas para que todas estas atividades ocorram em harmonia diariamente, é necessário um mínimo de nutrientes, proteínas e vitaminas a serem continuamente encaminhados ao cérebro e a outros órgãos, como o fígado, rim, coração, pele, tireóide, e várias outras estruturas vitais. 

Esse mínimo é mantido às custas de uma alimentação saudável, rica em nutrientes e vitaminas, além de um trato digestivo, misturando estômago, intestino, pâncreas, funcional e ativo. 

Várias são as vitaminas que devem ser consumidas continuamente por reações químicas cerebrais importantes para a manutenção da vida, e vários são os nutrientes essenciais ao corpo. Fora isso, aminoácidos, as menores unidades formadoras das proteínas, são ou consumidos obrigatoriamente através dos alimentos para serem usados pelo cérebro (os aminoácidos essenciais) ou são produzidos no corpo (aminoácidos não essenciais).

De longe, as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12) são as mais importantes no metabolismo cerebral, mas a vitamina E e A operam tão importantemente quanto. Oligoelementos, como o cobre, o zinco, cobalto, magnésio são muito importantes também. Todas estas substâncias são conseguidas na dieta, ou através de suplementação com vitaminas. 

Pela importância que têm estas vitaminas e minerais no funcionamento cerebral, faremos alguns tópicos sobre estes assuntos, e no final, discutiremos o papel da cirurgia bariátrica (cirurgia feita para pacientes com excesso de peso) na neurologia.