quarta-feira, maio 09, 2012

Meningite viral

Meningite é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro, as meninges. Há três meninges, a mais grossa e mais externa, a dura-máter, a intermediária, chamada de aracnóide, e a mais interna, aderida ao cérebro e bem fina, a pia-máter. 

Observe abaixo (skull significa crânio): 

http://media.tumblr.com/tumblr_li82yoxK9I1qc9f5v.jpg
E mais:

http://www.mundosemdor.com.br/wp-content/uploads/2011/03/cerebro_meninges.jpg
As meninges podem inflamar por uma variedade de causas (leia mais aqui e aqui). Entre as causas mais comuns, encontram-se as infecções bacterianas (e daí, teremos as meningites bacterianas, doenças graves e que podem levar à morte se não tratadas a tempo) e a infecções virais. 

As meningites virais, temas deste tópico, são diferentes das bacterianas pela sua relativa benignidade. Toda meningite leva a dor de cabeça (cefaleia), dificuldade de olhar para a luz (fotofobia) e nuca rígida. As meningites bacterianas podem dar alteração da consciência, febre alta, dores pelo corpo, confusão mental e crises epilépticas.

Já as meningites virais podem levar a dor no corpo e confusão mental, mas podem não dar febre. Crises epilépticas podem também ocorrer, especialmente se o cérebro, o parênquima cerebral, for atingido, tendo-se aí não mais somente uma meningite, mas uma meningoencefalite. 

A causa das meningites virais pode ser virtualmente qualquer vírus, mas mais frequentemente vírus que causam doenças infecciosas comuns, como os enterovírus, os adenovírus, herpes simples e o vírus da catapora (varicela zoster).

As meningites virais costumam, geralmente, ter um prognóstico melhor que as bacterianas, mas há casos graves.

O diagnóstico deve ser feito afastando-se doenças outras com uma tomografia de crânio e uma coleta de líquor da espinha o tão logo possível. Sempre que na dúvida entre uma meningite viral e bacteriana, já que pelas características clínicas não é sempre possível diferenciar as duas com exatidão, deve-se iniciar antibiótico o tão logo que possível até que o resultado do líquor demonstre ser uma meningite viral.

E o que o líquor mostra?

Na meningite bacteriana, o líquor que deveria ser cristalino fica turvo, grosso, cheio de leucócitos (as células de defesa do corpo, que reagem a invasões e inflamações, e aqui consistem basicamente em neutrófilos, um tipo de leucócito), proteínas e com baixa glicose.

Já na viral, o líquor é de aspecto cristalino, e há poucas células, na sua maior parte linfócitos (outro tipo de leucócito), proteína levemente aumentada e glicose normal.

O líquor é extremamente importante no diagnóstico de meningite, e deve sempre ser feito na sua suspeita.