domingo, maio 13, 2012

Pequeno dicionário de termos médicos - Síndrome de Horner

Antes de falarmos dessa síndrome tão famosa em neurologia, temos de saber quem diabos foi esse Horner? Na verdade, a síndrome toda chama-se síndrome de Claude Bernard-Horner, e foi dado esse nome em homenagem aos médicos que a descreveram, Claude Bernard, fisiologista francês do século 19, e Johann Friedrich Horner, famoso oftalmologista suíço do século 19.

Claude Bernard

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/23/Claude_Bernard.jpg/220px-Claude_Bernard.jpg
Johann Horner

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTToJi24Ya0Job_nmr0QLJo5-syZI1yai3bkeASvuQLuLYnocvf
A síndrome de Horner compõe-se dos seguintes sinais/sintomas:

1. Ptose palpebral (discutida no post anterior)
2. Miose
3. Enoftalmia
4. Hipohidrose ou anidrose do mesmo lado da face

Calma, vamos explicar tudo.

Primeiro, temos que falar que a síndrome de Horner é causada pela lesão de uma via chamada de via ou trato simpático. O trato simpático (não, ele não é simpático porque é legalzinho!) faz parte de um sistema chamado de sistema nervoso autônomo, que controla as funções que não estão sob nossa vontade, como as batidas do coração, os músculos dos vasos sanguíneos, o intestino, as vias de saída dos rins, os pêlos do corpo, e algumas funções dos olhos. Além do trato simpático, há também a via ou sistema parassimpático, mas falaremos dele em outro tópico já em construção.

Observe uma parte do que o que o sistema nervoso autônomo inerva:

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcR4-vNZ7NwuXlhGOIBI8ntCgGtPptZpppwVbgwQ8HMcDeVJSUqN4Q

O trato simpático sai de um conjunto de núcleos chamado de hipotálamo, localizado na base do crânio. Veja abaixo onde fica o hipotálamo:

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/4-8dc7d41fbf.jpg
https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcR56ol683utO_gTX1u8D7XOMUmzMeDWBNg1N0qehLruMsOtkDCu

O hipotálamo é este conjunto de núcleos abaixo (calma, isso é somente uma figura ilustrativa):

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRqDr1uunvcyXkxmQX1DDEFW5Yrtq5fbQNw7-m5yzgDLErqganE


Do hipotálamo, saem fibras que constituem as vias simpáticas que vão inervar várias estruturas e órgãos internos. Estas vias descem pelo tronco cerebral e pela medula até os vários segmentos, de onde saem para os órgãos. 

Dos segmentos mais altos, saem fibras que vão para estruturas cranianas. E aqui inicia a nossa história. 

As vias simpáticas acabam por ir para várias estruturas cranianas, entre elas os olhos. E os olhos têm ampla inervação autonômica, porque várias são as estruturas que funcionam sem a nossa vontade por lá. Citam-se a musculatura que realiza o fechamento da pupila durante a convergência do olhar (convergência é um movimento normal quando seus dois olhos ficam próximos um do outro para que se possa ver algo bem perto de nosso nariz; diz-se que ficamos vesgos, não é isso?), e a musculatura que mantém a pálpebra tonificada e o olho tônico na cavidade orbitária. 

Além disso, a pupila é inervada pelo sistema simpático e pelo sistema parassimpático, que alteram o diâmetro da pupila para captar mais luz ou diminuir a quantidade de luz que entra no olho, respectivamente, de acordo com a quantidade de luz que incide sobre nossos olhos, para que o olho possa ser protegido de muita iluminação ou para que, num ambiente escuro, possa-se captar a máxima quantidade de luz. Mas, para quem não sabe, o que é a pupila?

A pupila é também chamada, pelos mais antigos, de menina dos olhos (já ouviu falar desse nome?). Se você ainda está boiando, aqui vai a pupila para você ver:

http://www.umm.edu/graphics/images/es/9312.jpg
Mais direto que isso, impossível, né?

Bem, os nervos simpáticos inervam um músculo chamado de dilatador da pupila, e sua ativação, logo, dilata a pupila, que fica assim:

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcS_npLQgduVSrRct0her99_xQ_Dq0pl90sW2p5t1urxelOy9Ra6ig
A dilatação da pupila chama-se de midríase. Já a constrição da pupila, quando ela fica bem pequena, chama-se de miose

A pupila dilata-se em estados de excitação, sob estimulantes como café ou drogas como a cocaína, com alguns tipos de colírio, em algumas doenças, e no escuro.

A pupila contrai com alguns tipos de colírio, em algumas intoxicações como nas por opiáceos (como a morfina ou a codeína), e quando sob iluminação.

Então, uma lesão do sistema simpático leva a pupila a não conseguir dilatar direito, ou seja, a pupila fica contraída (miótica ou com miose), o segundo sinal da síndrome de Horner, descrito acima.

A ptose palpebral, a queda da pálpebra, ocorre porque o simpático também inerva uma musculatura chamada de músculo de Müller, responsável pelo tônus da pálpebra. É uma leve ptose, uma leve queda da pálpebra. Observe o músculo de Müller, o quarto retângulo à direita de cima para baixo:

http://jcabral.info/GOOO/04G/Anatonia/Palpebras.jpg
Aqui temos um corte lateral da pálpebra e do olho, e lá em cima temos o músculo de Müller, um músculo subcutâneo preso à pálpebra.

Enoftalmia é a intrusão, o afundamento do olho dentro da órbita, ou seja, o olho parece menor, mas por que ele está menos para fora do que o normal. Seu antônimo é a exoftalmia, quando o olho está protruso, quase pulando para fora da órbita. Pode ser congênita (a pessoa nasce com isso) ou adquirida, com várias causas, entre elas a síndrome de Horner.

Observe abaixo:

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSOeHwH905PSyU0ELddrGdqQBp7zWSsCenndjBYHvWc8vVKmerr
O olho à esquerda parece mais fundo do que o outro, e este paciente tem a síndrome de Horner. 

A enoftalmia ocorre por perda do tônus da musculatura de sustentação do globo ocular, como o músculo de Müller, e que tem inervação simpática.

E a hipo ou anidrose ipsilateral, diminuição ou perda da capacidade de produzir suor, do terço superior da face ocorre em alguns casos, por que as glândulas sudoríparas (que produzem suor) acabam por perder sua inervação, que é simpática.

Agora você já sabe o que é síndrome de Horner.