sexta-feira, junho 08, 2012

Os nervos da perna

Já falamos dos nervos do braço (leia aqui). Hoje vamos falar dos nervos da perna. Estes nervos saem do que chamamos plexo lombossacral, e englobam as raízes dos nervos mais grossos que saem das partes mais baixas da medula. Estas raízes dão origem aos troncos nervosos, que se misturam e produzem os nervos, que vão inervar a pele, as glândulas e os músculos desde a nádega até a ponta do pé.

Observe abaixo:

http://www.sistemanervoso.com/images/anatomia/snp_34.jpg
Esta imagem muito bonita mostra o plexo lombossacral saindo da coluna lombo-sacra. Os nervos estão em amarelo. O nervo mais grosso em primeiro plano do lado direito da imagem é o nervo femoral. Já a conjunção de nervos localizados lá atrás, de cada lado, e que se juntam, acabam por formar o maior nervo do plexo, o nervo ciático, já comentado em post anterior neste blog.

Observe outra foto:

http://www.auladeanatomia.com/neurologia/plexolombar3.jpg
Esta é a mesma figura acima, mas colorida. Os músculos estão em vermelho, os nervos em amarelo (os nervos não são amarelados; são demonstrados assim em livros de anatomia como uma convenção, para facilitar sua identificação, assim como as artérias, que não são vermelhas, e as veias, que não são azuis, acabam por ganhar estas cores nos livros de anatomia para facilitar sua identificação, também).

Agora, observe abaixo:

http://www.auladeanatomia.com/neurologia/femoral.jpg
Nesta figura, você vê os principais nervos do plexo lombossacral correndo pela parte anterior da perna. Os músculos estão em vermelho. O principal nervo, que dá a inervação da parte anterior da coxa, e inerva o maior músculo da coxa, o quadríceps (o músculo do chute, que estende o joelho), é o nervo femoral. 

Observe melhor o nervo femoral e o quadríceps:

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTSUUSnQVIFVp5ps-4YHXDtkoXcUN0Pn-3XjpYTmCGVYa8iBEG4kQ
O conjunto formado pelo reto femoral, vasto intermédio, vasto lateral e vasto medial, mais o articular do joelho, forma o músculo quadríceps. O sartório, ou costureiro, é o músculo mais delgado que sai da esquerda para a direita na figura. O pectíneo faz parte dos adutores da coxa, já falados em post anterior sobre toxina botulínica e espasticidade.

O plexo lombossacro começa sua inervação nas nádegas, ou seja, nos glúteos (o bumbum). Observe abaixo:

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRMx2rtEIMF56v3wY5weApGKjo8Z2ZG-PM4NWPaS4T95ulMyvv1Pw
O maior músculo das nádegas é o glúteo máximo, mas há também o glúteo médio e o mínimo. Suas funções, mais do que tornar um bumbum bonito e durinho (brincadeira!) é auxiliar na extensão da coxa, no equilíbrio da marcha, na postura da coluna e nos movimentos de subida de uma ladeira ou escadas. Observe mais abaixo:

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQhiA3H9Vq20w-aWylYhlg2i4dag1ylUgictTX4HzwQb4-pLr-Kpg
O músculo mais alto é o glúteo máximo, e é inervado pelo plexo lombossacro, mais especificamente pelos nervos glúteos superior e inferior. Mas há outros nervos menores por aqui também, que inervam os outros músculos das nádegas. 

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQhiA3H9Vq20w-aWylYhlg2i4dag1ylUgictTX4HzwQb4-pLr-Kpg

Tudo o que está em amarelo é nervo. Observe quantos nervos há em suas nádegas. E quantos músculos também. É pelas nádegas que passa o maior nervo do corpo, este tronco acima que está cortado para mostrar algo mais profundo, o nervo ciático. 

Bem, e quais outros nervos da perna?

Há os nervos cutâneos, que inervam a pele por sobre a coxa e perna. Mas além do nervo femoral e seus ramos, que correm pela parte da frente da coxa, há os ramos que saem do nervo ciático.

Observe abaixo o nervo femoral:

http://www.umm.edu/graphics/images/en/8786.jpg
Inclusive, nesta figura acima, há uma fratura (lesão avermelhada na figura acima), com lesão do nervo. A área de dormência é na parte anterior e baixa da coxa.

Já o nervo ciático na parte da trás da perna, ao nível da parte de trás do joelho, se divide em dois nervos principais, o nervo tibial e o nervo fibular (antigamente chamado de peroneal).

Observe abaixo:

http://www.doereport.com/imagescooked/1918W.jpg
Ao nível do joelho, o nervo ciático se divide em um nervo que corre para inervar a pele e os músculos da parte posterior da perna (a panturrilha ou batata da perna), o nervo tibial, e um nervo que inerva a parte da frente da perna e do pé, o nervo fibular.

Observe o nervo tibial:

http://www.umm.edu/graphics/images/en/9973.jpg
O osso central na parte baixa da figura, que aliás está quebrado, é a tíbia. O osso acima da figura é a parte mais baixa do fêmur, o maior osso do corpo. E o osso da parte da esquerda da figura é a fíbula, ou perônio, o osso da parte lateral da sua perna, cuja cabeça você sente palpando a parte lateral de sua perna logo abaixo de seu joelho. Atrás da cabeça deste osso, passa o nervo fibular, que pode ser lesado em pessoas magras que dobram a perna quando sentados, em traumas como acidentes de carro ou fraturas da cabeça da fíbula.

Observe o nervo fibular:

http://rpmedia.ask.com/ts?u=/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Gray832.png/191px-Gray832.png
O nervo fibular é a linha amarela do lado direito da figura. O nervo tibial é o fio grosso na parte de trás da perna. Observe mais abaixo:

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQbf2ecDSmMZ8h_LyRamzeGUr9ovPq12XpbNi-lpq_4QxXk2ZY4
O nervo à esquerda é o nervo fibular, passando para a parte da frente da perna.

E só para terminar, e o pé, tem nervos? Observe abaixo:

Os nervos da planta do pé:

http://www.myfootshop.com/images/anatomy/scans/scan_nerves_pl_foot.jpg
Basicamente ramos do nervo tibial. E os nervos do dorso do pé:

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTzmqL-XAQ0HVz6uy9WKRGhuQw74lCdZ8Trkn5Btsd3gh_RG6FKsQ
Ramos do fibular.

E é isso. Qualquer dúvida, estamos à disposição.