terça-feira, junho 12, 2012

AVC cardioembólico

Em primeiro lugar, temos de definir embolia. Embolia é quando um coágulo (tecnicamente chamado de trombo, e que quando se desloca pela árvore vascular, ou vasos, chama-se de êmbolo) sai de um vaso em um local (por exemplo, as veias da perna), e vai para outro próximo ou distante (por exemplo, o pulmão no tromboembolismo pulmonar). Há vários exemplos de embolia que poderia citar aqui, que podem ser tanto arteriais (que se movem pelas artérias, como as embolias de vasos carotídeos) como venosos (como o exemplo acima) mas teria de passar horas fazendo isso. E o exemplo citado acima é o mais emblemático.

Mas vamos falar aqui de um outro tipo de embolia. A que se origina do coração e que vai para os vasos da cabeça, fazendo o AVC cardioembólico, ou seja, que vem o coração.

Seria interessante antes de tudo que você lesse o assunto sobre fibrilação atrial primeiro, por que a maior parte dos AVC's cardioembólicos originam-se de corações com essa arritmia (leia aqui e aqui).

No caso de um AVC cardioembólico, o trombo ou coágulo forma-se dentro do coração, em geral dentro de um átrio esquerdo ou apêndice atrial doente. Observe abaixo:

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQAzLA6KT1qw_rc5Njk1TVDA88NZzZZzKsdYZvXI59xTZ4mpcm6
Diga muito prazer à figura abaixo, ela é o seu coração. A parte mais à direita, no meio da figura, é o átrio esquerdo. Quando o átrio não bate da maneira devida, está fraco ou grande como na insuficiência cardíaca, coágulos podem se formar em sua parede e levar à embolia para os vasos que saem da aorta, a maior artéria do corpo, e entre estes vasos, estão as carótidas e as vertebrais, que vão para o cérebro.

Observe abaixo:

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSGDbdgkxQJAWuMeT8oplhaVIKZ1LBKdxIXdsYFKdYFBvTs9msU
Esta é a aorta, a maior artéria do corpo. Os vasos que saem mais acima são as carótidas e as vertebrais.

Observe abaixo:

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRQLDyzCixCvZoePDKUxOe6V3-PrZse7auyCa6mNYeWlCHHjuJDdw
Esta figura mostra um átrio em fibrilação com um coágulo (pontinho preto dentro do vaso vermelho) se deslocando para cima e causando um derrame.

Logo, um AVC (ou AVE) cardioembólico nada mais é do que um derrame causado por um coágulo que se desprende do coração. Mas os coágulos vêm somente do átrio? Não! Podem vir ainda do ventrículo, quando este está lesado após um infarto, e aquela parte do coração acaba por não bater direito, e cria um trombo. Pode ainda raramente vir do que chamamos de aneurisma de septo interatrial. Vamos falar com figuras:

Observe abaixo:
https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSVVpH7hOk13CbhdD5RJo7c2LKS2therdQNJK0hbOOKbx2wO3gn1w
Um coração que teve um infarto pode ficar com uma parte do ventrículo lesado, e que fica dissinérgico ou assinérgico, ou seja, bate de forma errada ou não bate, fica parado, e que pode ser visto pelo ecocardiograma. Essa lesão ventricular pode levar à formação de um coágulo que pode se desprender, formar um êmbolo e ir para o cérebro.

Agora, vamos falar rapidamente do septo interatrial e do forame oval patente, causa muito rara de AVC cardioembólico. Observe mais abaixo:

http://mykentuckyheart.com/images/pictures/atrialseptaldefect.jpg
Entre os átrios direito e esquerdo há uma separação, necessária para separar o sangue oxigenado do não oxigenado. Esta separação é o septo interatrial. Em algumas pessoas pode ocorrer que o septo não se forma direito, ocorrendo o forame oval patente (FOP). Veja acima à direita o FOP.

O aneurisma é quando ocorre uma saculação da parede do forame oval, ou seja, ela fica abaulada. Veja abaixo:

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTrURJBtlg9AHfXEiIGVWLWn84434DdcrbkMgP0vpuI-iUi7am_KQ
Nesta figura há o forame oval patente, e o sangue pode ir da esquerda para a direita (o mais comum, já que a pressão à esquerda é maior que na direita), ou da direita para a esquerda (quando ocorre aumento da pressão pulmonar e o átrio direito fica mais tenso que o esquerdo, que é anormal). O aneurisma é quando a parede do forame fica abaulada, e se move de forma assincrônica com os movimentos do átrio.

É interessante saber que há uma associação (ainda não totalmente entendida) entre enxaqueca e o forame oval patente.

Não use estas informações para auto-medicação ou auto-diagnóstico. Sempre procure um médico.