quarta-feira, agosto 08, 2012

Vamos falar sobre a vitamina D - Introdução

Muito tem sido discutido sobre os potenciais e reais benefícios do 25-2(OH)-colecalciferol ou vitamina D na medicina, e mais ainda na neurologia, inclusive por conta de seus aparentes benefícios na esclerose múltipla dispersos pelos quatro cantos do Brasil através de revistas como Veja e IstoÉ.

Por conta disso, a partir de agora, o blog Neuroinformação trará uma série de posts sobre os usos da vitamina D em neurologia e o que se sabe até agora, com base em artigos publicados na maior base de dados da literatura médica da internet, o Pubmed (veja aqui do que estamos falando).

Aguarde, que muito está sendo preparado.



O que é a imunoglobulina humana e para que serve?

Antes de saber sobre o que é a imunoglobulina humana, ou IgIV (Imunoglobulina IntraVenosa), temos de falar um pouco sobre anticorpos. 

O nosso sistema imunológico é formado basicamente por dois sistemas, interligados. O sistema celular e o sistema humoral. O sistema celular compreende as células de defesa, os linfócitos, os macrófagos, e várias outras células que têm como objetivo combater as infecções e corpos estranhos em nosso corpo. Estas células agem através de um mecanismo chamado inflamação, ou seja, a saída de células e mediadores químicos, que chamamos de citocinas, da corrente sanguínea para os tecidos, quando da invasão destes por vírus, bactérias, fungos ou corpos estranhos, como um pedacinho de vidro ou uma farpa de madeira no dedo.

Já o sistema humoral é formado pelas células B ou linfócitos B e plasmócitos, além dos produtos de sua ação, os anticorpos. Anticorpos são substâncias que agem grudando-se ao corpo estranho ou ao micro-organismo invasor, e assim levando à sua destruição através de um processo chamado de opsonização, ou seja, a sua sobre um corpo estranho ativa um sistema chamado de sistema ou cascata do complemento, cuja ação final é a destruição do objeto invasor. 

Observe abaixo um anticorpo:

http://www.oocities.org/sssiqueira/anticorpo2.jpg

Observe que estas moléculas possuem duas partes ligadas por pontes de enxofre (S-S). Eles ligam-se às estruturas invasoras através das cadeias leves, que são variáveis, ou seja, dependem da célula que produz e do objeto para o qual ele está sendo produzido. Nosso sistema imunológico possui memória, a memória imunológica, e há já guardadas nesta memória informações de várias substâncias nocivas e agentes infecciosos que já nos infectaram um dia, sendo que se eles vierem novamente, nosso sistema já sabe como lidar com eles. 

Os anticorpos possuem outro nome, imunoglobulinas ou Ig, e dependendo de onde e por quem são produzidos, e também com qual finalidade são produzidos, sua estrutura pode mudar, levando às várias formas de imunoglobulina, ou seja, IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Está fora do contexto deste blog explicar cada forma de imunoglobulina, já que isso foge ao escopo da neurologia. Se quiser saber mais sobre isso, vá aqui.

Bem, mas os anticorpos só fazem o bem? Não! No tópico deste blog sobre doenças autoimunes, falamos de doenças causadas pela própria ação de nosso sistema imune, e os anticorpos podem sim levar a doença quando liberados de forma errada e/ou sobre estruturas próprias do corpo, algo que chamamos de reação cruzada. Quando um micro-organismo nos infecta, e por exemplo uma proteína de sua parede celular se parece com uma proteína de nosso sistema nervoso ou de nossa pele, o sistema imunológico hiperativado pode acabar atacando estas proteínas próprias do nosso corpo, e levar a doenças. 

E há várias doenças neurológicas que possuem como mecanismo fisiopatológico a ativação anormal de nosso sistema imune. Já falamos de algumas delas, como a síndrome de Guillain-Barrè, a esclerose múltipla, e outras como a polimiosite, da qual falaremos mais em tópicos posteriores, as encefalites autoimunes e outras doenças.


Há vários mecanismos para explicar seus efeitos, mas os mecanismos precisos são pouco conhecidos. Sabe-se que a IgIV pode funcionar como um anticorpo inibitório, mediando respostas anti-inflamatórias. Fora isso, parece que os anticorpos da medicação podem se ligar aos anticorpos que causam a doença em questão, estimulando sua remoção. Sabe-se que esta medicação não é imunossupressora, ou seja, não suprime ou inativa o sistema imune como o faz certos quimioterápicos usados no tratamento de cânceres, mas é imunomoduladora, modula a resposta imunológica tornando-a mais branda. 

A IgIV é formada a partir dos anticorpos retirados do sangue de milhares de doadores, daí o custo da medicação, que é bastante cara mas acessível através de planos e seguros de saúde para as indicações previstas em literatura. O plasma doado é limpo várias vezes em processos de remoção de impurezas. Não há registros de infecções causadas pelo uso de IgIV (segundo artigo publicado por Feasby e colaboradores de 2007 na revista Transfusion Medicine Reviews - leia aqui para os que sabem fala inglês e se interessarem por artigos técnicos). Foi publicado em 2004 pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e disponibilizado na internet gratuitamente, um consenso sobre o uso de IgIV na prática médica, para todas as indicações até aquela época, mesmo as neurológicas (leia aqui).

As doenças neurológicas que podem se beneficiar do uso correto da IgIV são:

1. Encefalopatia Disseminada Aguda (ADEM)
2. Polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica (CIDP ou PDIC)
3. Síndrome de Guillain-Barrè
4. Alguns tipos de polineuropatias, doenças do sistema nervoso periférico
5. Dermatomiosite e Polimiosite, doenças inflamatórias dos músculos
6. Algumas formas de neuropatia diabética
7. Síndromes miastênicas, e a crise miastênica, episódio grave que pode ocorrer em alguns pacientes com miastenia gravis
8. Síndrome da pessoa rígida, ou stiff-person syndrome
9. Doenças neurológicas paraneoplásicas (leia no tópico específico deste blog sobre estas doenças)
10. Alguns tipos de encefalites

Há ainda outras indicações que estão sendo estudadas. E como saber se o que você tem pode ser tratado com imunoglobulina humana?

Simples - discuta isso com o seu médico. Ele também lhe informará sobre indicações, contra-indicações (existem contra-indicações que devem ser bem discutidas), doses e efeitos colaterais.

Poesia sobre a ressonância magnética

Artigo escrito e gentilmente cedido ao blog pela escritora, roteirista e professora universitária Ana Lúcia Reboledo Sanches


Ressonância Magnética

(Matando o tempo e mantendo a calma na ressonância de crânio e cervical!)

Ou você entra e fica
Ou você entra e toca a campanhia
Calma calma
Este teto sob meus olhos
Calma
O teto colado sob meus olhos
Sons sons tuins e toins
Zuuum , rumm, toin, toin toin toin
Pisco vejo preto
Pisco vejo branco
Vejo o teto do aparelho
Branco
Uma experiência concreta
Estar aqui por tanto tempo
Experiência de vanguarda
Futurista
Me aguarda
Corpo preso
Pescoço preso
Pensamentos soltos
Britadeiras gritam
Uma cidade de ruídos
Ta ra rararara popoc popoc popoc
Avisto-o ao longe chegando
Vencendo as picaretas
O cavalo alado de minha infância
Vou embora com ele
Esqueço onde estou
Até a voz me devolver à prisão
“Agora não engole”
E agora? Como não?
Calma, calma.
Dadá
Ismos Vanguardistas
Ninguém sabe do meu cavalo alado
A máquina fatia o cérebro
Mas não escuta o que eu penso
Falta pouco
Mais um pouco
Zummmmmmmmmm
Fim da Ressonância.
Agora, só o ano que vem!

Ana Lúcia Reboledo Sanches.

Memórias de uma guerreira


Artigo escrito e gentilmente cedido ao Blog pela escritora, roteirista e professora universitária Ana Lúcia Reboledo Sanches.


Desde os treze anos, vez ou outra sofria algumas invasões. Em alguns dias era um certo aperto na cabeça e em outros uma sensação de flutuação. Em meio às brincadeiras, os jogos esportivos, as peripécias de adolescente era de súbito invadida por uma tempestade calma de areia. Uma tempestade que não me tocava, mas me suspendia do chão. É possível haver “tempestade calma” ou turbilhão em “slow motion”? Assim posso definir a vertigem que me invadia, mas não me derrubava. Foi preciso passar o tempo e a esta vertigem outras sensações se somarem para que eu encontrasse uma explicação, um nome: EM (Esclerose Múltipla). A verdade é que sempre tive sorte, porque as “invasões” não eram em mim do tipo rasteira, daquelas que derrubam mesmo,  porque em muita gente é e tenho consciência da dificuldade que isso implica. Mas quem disse que viver é algo definitivo ou regular? Toda a gente tem bons e maus momentos. Lembro-me de dizer para meu médico doutor Flavio:- “mas, mas eu pretendia morar sozinha! Quero fazer tanto ainda!” A resposta que ele me forneceu mudou o  medo e desconhecimento que tinha da EM:” -Vá morar sozinha, vá fazer suas coisas, vá viver! Tem gente com dor no dedo gritando e tem gente sem pernas ganhando medalhas! “ Em dois meses estava morando em meu atual apartamento e trabalhando normalmente. Procuro pensar que na vida sofremos constantes invasões. Podem ser de privacidade, de autoridade, de doenças,  de tristezas e imprevistos, mas também são de alegrias e boas surpresas. A EM é apenas mais uma invasão e que tem me feito refletir  ritmos e sonhos que valham à pena. O bom da vida é tentarmos desenvolver capacidade de dividir felicidade e receber felicidade. O que não quer dizer que não possamos nos sentir tristes ou desanimados vez ou outra. Tem dias em que não quero levantar da cama, mas quem não tem dias assim? Nada é definitivo ou regular! Acometer e ser acometido de alegria nos faz viver bem, com ou sem Esclerose Múltipla.

Ana Lúcia Reboledo Sanches