terça-feira, setembro 18, 2012

Os lobos cerebrais

O cérebro é constituído didaticamente por 5 lobos, ou seja, regiões que se especializaram, durante a evolução, em funções diferentes. 

Observe o cérebro abaixo com seus lobos:

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTwoGzk1kZ8XZzmfentXssZ30lhKA1KM13zAymh4zoxOlRUtnOP
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0e/Insula_and_poles_of_brain_lobes.png
A figura acima mostra os lobos superficiais, que são vistos sem precisarmos abrir o cérebro:

Em amarelo, o lobo FRONTAL; em rosa, o lobo PARIETAL; em verde, o lobo TEMPORAL; em azul, o lobo OCCIPITAL; e profundamente no lobo temporal, em vermelho na figura de baixo, há o lobo da ÍNSULA.

Cada região, ou lobo, possui funções específicas, sabendo-se entretanto que o cérebro somente funciona de forma correta com a integração de todas as funções e de todas as regiões, haja vista haver regiões chamadas primárias, onde as sensações e funções são primariamente recebidas e produzidas, respectivamente, e as regiões secundárias e terciárias, onde as informações são organizadas e interpretadas.

Assim, sabemos que o córtex visual primário localiza-se no lobo occipital. Ou seja, as informações visuais são recebidas inicialmente ali. No entanto, são necessárias outras regiões, especialmente dos córtices (você sabia que o plural de córtex é córtices?) temporal e parietal, para que a informação visual grosseira seja processada, e informações como cor, forma, textura, distância do objeto, movimento e velocidade do objeto, reconhecimento do objeto e associações com emoções ou estado de espírito sejam feitas. 

Isso ocorre com todas as outras áreas, e iremos falar de cada uma separadamente.