segunda-feira, novembro 19, 2012

O que é um hematoma cerebral?

Não utilize estas informações para diagnóstico. Este post é meramente informativo. Na existência de sintomas, procure um médico. 

Hematoma é a palavra usada para denominar sangramento dentro de um tecido, podendo ser qualquer órgão do corpo. A palavra vem do grego αἷμα (haemasangue, e -ομα (-oma) tumor (referência), ou seja, uma tumoração de sangue. O hematoma cerebral é a presença de uma coleção anormal de sangue dentro da caixa craniana. 

O cérebro e a medula espinhal são revestidos por membranas, as meninges. Temos a mais externa, a dura-máter, que se liga à parte interna do osso, a intermediária ou aracnóide, e a membrana interna ou pia-máter, que se liga ao próprio sistema nervoso. Observe as meninges abaixo:

http://www.igc.gulbenkian.pt/sites/soliveira/img/meninges.jpg
Já o próprio cérebro, como já discutido neste blog, possui uma área mais externa, chamada de córtex ou substância cinzenta, e uma área mais interna, chamada de substância branca. Além disso, há núcleos de substância cinzenta dentro da substância branca, formando os núcleos ou gânglios basais. 

Observe abaixo:

http://www.guia.heu.nom.br/images/Cortex2.jpg
Esta figura acima demonstra um cérebro, coma parte mais externa ou córtex, a substância branca formada por tratos e vias, e os núcleos centrais, entre eles o tálamo (já discutido neste blog).

Muito bem, esta introdução é necessária para discutirmos sobre os hematomas cerebrais. 

Os hematomas, ou hemorragias, cerebrais podem ser intraparenquimatosos (parênquima cerebral é a própria substância do cérebro, e intraparenquimatoso, em relação ao cérebro [isso por que outros órgãos possuem parênquima], é tudo aquilo que ocorre dentro da substância do cérebro) e extra-axiais (ou seja, aqueles que ocorrem fora do parênquima cerebral).

Os extra-axiais são o hematoma epidural (ou extra-dural) e o subdural. A hemorragia subaracnóidea não é um hematoma, por que o espaço subaracnóide é preenchido pelo líquor ou líquido céfalo-raquidiano, e portanto não se acumula como as outras formas de hemorragia. Ela será discutida em outro post.

Os hematomas intraparenquimatosos cerebrais podem ser corticais ou subcorticais, se ocorrem na córtex ou no espaço subcortical cerebral. Mas há também os hematomas do cerebelo (cerebelares) e do tronco cerebral, mais frequentemente na ponte. Observe abaixo a ponte e o cerebelo:

http://www.brainexplorer.org/brain-images/pons2.jpg
O hematoma epidural em geral ocorre após traumas cranianos, e é uma emergência neurocirúrgica. Pode causar desde alterações de consciência até coma. Observe abaixo um hematoma epidural e o efeito que ele faz sobre o cérebro, deslocando o parênquima cerebral:

http://sportmedi.ru/wp-content/uploads/2009/01/Epidural-hematoma.jpg
Na tomografia, o hematoma é esta área esbranquiçada em forma de meia-lua. Este é um hematoma agudo, de horas de duração, pois é muito hiperdenso (branco) na tomografia. Observe que os ventrículos (espaços negros cheios de líquor) estão sendo rechaçados para o lado direito na tomografia (que é o lado esquerdo do paciente).

Já o hematoma subdural pode ocorrer por vários motivos, como traumas cranianos após acidentes ou quedas, ou mesmo espontaneamente em pessoas idosas. A evolução pode ser rápida, aguda, ou crônica (em meses), e pode levar desde alterações agudas da consciência até sintomas mais arrastados como demência, perda de memória, dificuldade para andar, déficits motores simulando derrames, alterações de fala e problemas para urinar (incontinência urinária, ou dificuldade de segurar a urina). O diagnóstico, como no caso do hematoma epidural, é pela tomografia. 

Observe abaixo um hematoma subdural:

http://www.uiowa.edu/~c064s01/nr042%20copy.jpg
Observe que, diferente do hematoma epidural, o hematoma subdural tem a forma côncava, podendo ser branco (hiperdenso) quando agudo, até escuro (hipo ou isodenso) quando crônico. Observe mais abaixo:

http://www.radiology.co.uk/srs-x/tutors/cttrauma/images/sub2.jpg
Acima um hematoma crônico (hipodenso) em forma de lente côncava. 

Observe mais abaixo uma figura de um cérebro de verdade com um hematoma subdural:

http://neuropathology-web.org/chapter4/images4/4-3L.JPG
Observe o efeito que o hematoma faz sobre o cérebro.

Dependendo da evolução e da rapidez de crescimento do hematoma, ele pode causar sintomas agudos ou crônicos, de longo prazo.

Já os hematomas intraparenquimatosos são classificados como os derrames ou AVC's hemorrágicos, e já foram discutidos em tópico anterior (leia aqui).