terça-feira, dezembro 11, 2012

Qual a frequência da doença de Alzheimer?

Até há alguns anos sendo considerada rara, a doença de Alzheimer pulou para a demência primária (isto é sem causa definida) mais comum do mundo. Cerca de 70% dos casos de demência na população geral são do tipo Alzheimer. De acordo com o site Medlink (link), a doença de Alzheimer clinicamente diagnosticada (sem o uso de biópsia ou qualquer outro marcador) sozinha ou em combinação com outras doenças (por exemplo, lesões causadas por derrames, a chamada demência vascular) responsabiliza-se por 90% dos casos de demência nos EUA. 

Com relação à sua epidemiologia, admite-se que cerca de 1% da população acima de 60 anos de idade pode vir a ter a doença. Essa incidência (número de casos novos por habitantes de um local, diferente da prevalência, que é o número total de casos por habitantes) dobra a cada 5 anos (1% aos 60 anos, 2% aos 65 anos, 4% aos 70 anos, etc), de modo que percebe-se ser a idade o fator de risco mais importante, mesmo sabendo que nem todos os idosos irão desenvolver a doença. O que isso significa? Significa que em uma determinada população com idades entre 60 a 64 anos, 1%, ou 1 em 100, terá a doença, o que pode duplicar (2%, ou 2 em 100; 4%, ou 4 em 100; etc) a cada 5 anos de idade.

Levando-se em conta a população atual no globo, que já ultrapassou os 7 bilhões de pessoas, e levando-se em conta que no ano 2050, haverá 2 bilhões de pessoas acima de 60 anos (referência), pode-se inferir que, daqui a 38 anos, cerca de 20 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais terão doença de Alzheimer, número este que aumentará à medida que a população envelhecer. Levando-se em conta, também, que a expectativa de vida do homem (homem como ser humano) normal está aumentando, pode-se esperar um número de doentes de Alzheimer bem maior que 20 milhões de pessoas no mundo para 2050 e além. De acordo com o mesmo site da OMS, 25 a 30% de pessoas acima de 85 anos, atualmente, apresentam algum grau de declínio cognitivo (muitos sendo demência).

No próximo post, falaremos mais sobre os fatores de risco para a doença de Alzheimer fora a idade.