domingo, janeiro 27, 2013

A deglutição na doença de Parkinson


Engolir é uma verdadeira acrobacia, pois envolve movimentos ritmados da boca, língua, elevação da laringe e o fechamento de sua abertura pela epiglote, além de movimentos musculares da parede do esôfago para auxiliar o alimento em sua descida ao estômago.

O ato de engolir pode, devido aos seus muitos passos, ser afetado por várias doenças e várias situações. Todos podemos engasgar em algum momento, mas em pacientes com doença de Parkinson (DP), engasgos são mais frequentes. Aos problema da deglutição, dá-se o nome de disfagia.

A princípio, a causa mais comum dos problemas de deglutição no paciente com DP é a bradicinesia, ou seja, a lentidão da musculatura tanto mastigatória quanto faríngea e esofágica, com mais tempo de mastigação, retardo nas fases da deglutição, e mais tempo de trânsito da comida para o estômago.

Esta mesma bradicinesia pode fazer com que a laringe demore mais tempo para ser fechada pela epiglote enquanto o alimento passar para ao esôfago (que está logo atrás da laringe), fazendo com que o alimento entre de forma indevida na laringe, ocasionando os engasgos e a tosse. Observe uma figura da laringe para você entender o que estamos falando aqui:

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRFCizVQOCzmlqI7a5Fuwo39yxaY4OSIwrUQyGLoAv3C28B3nSBow
Esta figura mostra a laringe, que fica à frente, e o esôfago, atrás da laringe. Para que a comida não caia na laringe e leve a engasgos, a epiglote, uma membrana mucosa e cartilaginosa que fica entre a laringe e o esôfago, cai sobre a entrada da laringe, tampando-a. 

Lá vai outra figura sobre isso:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/Sistem60.jpg

O paciente com DP pode ter dificuldade de engolir a própria saliva, e mesmo lentidão para fazer tal ato, ficando a saliva parada, acumulando-se na cavidade bucal, levando à sialorreia, ou em termos leigos, à babação. Esta sialorreia é mais comum em fases mais avançadas da doença, mas mesmo pacientes com doença no começo podem ter sialorreia, mais à noite, ficando o travesseiro babado do lado onde o paciente estava dormindo.

O tratamento da disfagia e das alterações de fala será discutido posteriormente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista