segunda-feira, janeiro 14, 2013

Uma breve introdução à doença de Parkinson

            A doença de Parkinson (e não mal de Parkinson, que é um termo ultrapassado) é uma doença do sistema nervoso que causa alguns sinais e sintomas bem característicos. Foi descrita pela primeira vez em 1817 por um médico inglês chamado James Parkinson (daí o nome da doença), e desde então, tem sido cada vez mais estudada.
            A doença de Parkinson (DP) é muito comum no mundo todo, e você certamente deve ter conhecido ou conhece várias pessoas que tiveram ou que têm a doença. E a tendência é a doença ficar ainda mais comum, por que a expectativa de vida da população mundial está crescendo cada vez mais. Portanto, você ou seu parente certamente não foi o “premiado” por ter a doença, como muitos ainda falam, mas simplesmente por que é uma doença muito comum.
            A DP não é doença só de pessoas velhas, não. Várias pessoas podem ser acometidas em várias idades, e existem vários casos ditos genéticos, ou seja, causados por defeitos no DNA, que podem ocorrer mesmo em adolescentes. Já estão descritos mais de 13 tipos diferentes de genes e suas várias mutações.
            Com relação à causa da DP, os avanços científicos estão chegando cada vez mais perto dela, mas ainda não se sabe a causa exata. Sabe-se que existe lesão em várias regiões do cérebro, especialmente de uma região chamada substância negra, que produz uma substância denominada de dopamina. A falta de dopamina responsabiliza-se pela maior parte dos sintomas da doença. Mas há outros locais dentro e mesmo fora do cérebro que são acometidos na DP.
           Existem várias doenças que se parecem com a DP, além de que a exposição a várias medicações e substâncias químicas também pode causar sintomas parecidos com os da DP. A estas condições, denomina-se parkinsonismo (ou seja, parecem, mas não são DP). O diagnóstico correto será feito pelo seu neurologista.
As medicações que causam sintomas parkinsonianos geralmente são as medicações para labirintite (flunarizina, cinarizina) quando usadas por períodos contínuos de tempo, e algumas medicações usadas para doenças psiquiátricas (haloperidol, clorpromazina, tioridazina, levomepromazina, e outras). Estas medicações podem, inclusive, piorar os sintomas de DP, e devem ser evitadas em quem tem a doença.
Outras causas menos comuns de parkinsonismo são derrames, trauma craniano, hematomas dentro da cabeça, e outras.
Falaremos nos próximos posts mais sobre a doença de Parkinson.