sábado, fevereiro 16, 2013

Pequeno dicionário de termos médicos - Arterite temporal

Arterite é um termo usado para descrever inflamação (sufixo itis) de uma ou várias artérias. Artérias são os vasos musculares que saem do coração e vão irrigar os órgãos internos. Uma arterite é uma subclasse de um conjunto maior de doenças, as vasculites, caracterizadas pela inflamação dos vasos, e que são doenças reumáticas. 

A arterite temporal é uma doença que faz parte de uma subclasse de vasculites (sim, as vasculites são realmente complicadas), as arterites de células gigantes, que possuem esse nome por conta do achado microscópico dos vasos acometidos por estes doenças.

Temos basicamente dois tipos de arterites de células gigantes - A arterite de Takayasu, e a arterite temporal. Vamos nos deter aqui na arterite temporal, por que é uma causa rara mas devastadora de dor de cabeça secundária.

Vamos primeiro apresentar-lhe sua artéria temporal, ramo da artéria carótida externa (seus vasos são como rios, cheios de ramos):

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7b/Gray508.png/586px-Gray508.png
Os vasos em vermelho são as artérias de sua face. A artéria temporal é esta aqui embaixo:

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSw6N18IglMTpJ7KlpKwXnQ9XHJ_b82CC57W85w1NWpa2pggINE
A arterite temporal afeta, entre outras artérias, esta artéria temporal. Na verdade, a afecção desta artéria é o menor problema, pois o mais importante é a doença dos vasos arteriais que vão para a retina e o nervo óptico, o que pode levar a sérios problemas visuais nos pacientes sem tratamento desta doença.

A arterite temporal é doença de pessoas mais velhas, acima dos 60 anos de idade em geral. O diagnóstico deve sempre ser suspeitado em qualquer pessoa idosa com dor de cabeça de início recente (que nunca tenha tido dor de cabeça parecida, ou que tenha observado piora de dor anterior), em geral de um lado da cabeça. 

O achado de exame mais importante é o espessamento da artéria temporal, que no entanto não aparece em todos os pacientes. Eu, na verdade, já vi alguns pacientes com arterite temporal, e poucos apresentavam espessamento da artéria temporal. Observe abaixo o que estou falando:

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRGbVhknX0s8xFsL9lnpPrqEvHzpr3UrpZ95OQhUqir0KowD-qBxA
O paciente pode se queixar de alterações visuais iniciais, como flashes de luz ou perdas momentâneas de visão, em geral do mesmo lado da dor. 

Alguns pacientes observam quando indagados, que semanas a meses antes dos sintomas de dor de cabeça ou alterações visuais, estavam já apresentando sintomas gerais, como fraqueza, moleza, dor nas articulações, dor muscular, dificuldade de abrir a mão pela manhã (rigidez matinal) e febre ocasional ou diária, baixa - estes sintomas, quando acompanhando a arterite temporal, indicam o que conhecemos como polimialgia reumática, e são fortes indicativos do diagnóstico de arterite temporal como causa da dor de cabeça.

Já outros pacientes podem ter sensibilidade ao toque no local de dor, feridas na língua do mesmo lado, e alguns poucos pacientes observam que, ao mastigar, têm de parar por conta de dor na mandíbula e músculos da mastigação do mesmo lado da dor de cabeça (o que chamamos de claudicação de mandíbula).

O mais grave da doença é a perda visual nos pacientes sem tratamento, que começa do mesmo lado da dor, pode se estender para o outro lado, e que pode acontecer em todos os pacientes com esta doença que não se submeterem ao tratamento adequado. A perda em geral é irreversível, mas pode ser completamente evitada com o tratamento da doença.

E o diagnóstico? É feito descartando-se outras doenças e, principalmente, solicitando-se exames de sangue que confirmem inflamação, como o VHS (Velocidade de HemoSsedimentação) e o PCR (Proteína C-Reativa), que geralmente estão bem altos. 

Mas, e se houver outras doenças inflamatórias ou infecciosas, como uma infecção urinária, por exemplo,  acometendo o paciente ao mesmo tempo? Outras doenças, como qualquer inflamação ou infecção, podem aumentar estes marcadores inflamatórios também, pois são inespecíficos, ou seja, não são específicos para nenhuma doença. Então, na suspeita clínica, o médico pode solicitar uma biópsia da artéria temporal, ou seja, solicita-se ao especialista cirurgião arrancar um pedacinho da artéria acometida (ou mesmo do outro lado, que já pode estar doente também mesmo sem sintomas) para exame - este procedimento que é simples (acreditem em mim, é simples mesmo) é o exame mais importante para detectar a doença e permitir um tratamento adequado. 

O tratamento deve ser começado imediatamente assim que se suspeitar da doença, e geralmente usam-se os corticoides como primeira opção. Os médicos indicados no tratamento são o reumatologista e o neurologista.

O que eu quero que os meus amigos leigos saibam desta pequena aula acima é:

Sempre que uma pessoa de idade começar uma dor de cabeça nova, independente de ser leve ou não, deve ir ao neurologista, pois pode, sim, ser algo benigno, como um resfriado, uma sinusite ou um mau jeito no pescoço. Mas pode ser algo mais sério, como a doença que acabamos de descrever. Logo, não hesite em ir ao médico nestes casos, agora que você já conhece o que é a arterite temporal.