segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Perguntas que os pacientes fazem - Enxaqueca tem cura?

Esta pergunta sugere um tratamento eficaz e definitivo contra a enxaqueca. No entanto, a resposta ainda não é um sim. 

A enxaqueca é uma doença da transmissão neuronal cerebral, que se encontra alterada por conta da liberação de substâncias que exacerbam a resposta dolorosa, como o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), além de outras substâncias como a noradrenalina e a serotonina.

Não se conhecem todos os meandros da enxaqueca, e sua causa exata ainda é um mistério. Mas sabe-se que há fatores genéticos envolvidos (que serão discutidos em outro post), pois há relatos de famílias inteiras acometidas pela doença. Fora isso, estímulos muitas vezes inócuos, como sede, estresse ou fome, e mesmo a menstruação, podem levar a episódios de enxaqueca.

Tudo isso transforma a enxaqueca em uma doença multifatorial, ou seja, com muitos fatores envolvidos, e que, por isso, acaba por representar um desafio ao médico em termos de tratamento.

Não, a enxaqueca não possui cura, ainda! Mas há tratamentos eficazes, tanto para abortar a dor como para prevenir sua chegada (o tratamento profilático).

Muitas medicações estão sendo usadas neste tratamento, além, é claro, de técnicas não medicamentosas, como estimulação magnética transcraniana e acupuntura, e mais recentemente o uso de toxina botulínica.

Mas não se preocupem. Qualquer novidade no tratamento deste sério problema de saúde pública, e o blog estará atento para trazê-la a vocês.