sábado, março 23, 2013

Pequeno dicionário de termos médicos - Sinais meníngeos

Meningite é a inflamação das membranas que cobrem o cérebro, as meninges. Como já falado neste blog, temos três meninges - a mais externa e espessa, a dura-máter, a membrana intermediária, a aracnóide, e a mais interna e mais delgada, e que cobre toda a superfície cerebral desenhando seus sulcos e giros, a pia-máter. Os sintomas de uma meningite são:

1. Dor de cabeça
2. Dificuldade de olhar para a luz (fotofobia)
3. Febre, em casos de meningites bacterianas e algumas virais
4. Náuseas e vômitos
5. Dor na coluna cervical (pescoço) e lombar
6. Nuca rígida, dura, presente quando o paciente está deitado com as pernas estendidas, e que significa dificuldade de estender os nervos e membranas que cobrem o cérebro por inflamação destas estruturas.

Nas meningites temos ainda a presença de sinais meníngeos, sinais que observamos quando tentamos esticar os nervos da perna ou do braço de pacientes com meningite. Os mais usados são:

1. Sinal de Brudzinski - Ao tentar-se dobrar com cuidado o pescoço do paciente para cima, um ou ambos os joelhos acabam dobrando para evitar o estiramentos dos nervos e dor.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWkxfNlK_Fq-ut9maZaDYT7ADid4bjMr4DlRGg4NuRqExNIqAx46YgCluO0KPBUbY7NqA60bYSY4y-ZgBHed21D-q7bEVOwt23Lf7miTo1lagAFzMfeb-zA1QvwiMwp3iKUzzUPwUslaE/s1600/19069.jpg


2. Sinal de Lasègue - Com o paciente deitado e pernas estendidas, tenta-se levantar uma das pernas do paciente, que responde com dor, flexão do pescoço ou dobrando o outro joelho.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMkna5PleeyNJK3gS-yk3tYr3tSmvS8VLHcYfSZseum1M5Taq0ULNczS6xoTLeOZUI11O-K0g1lHay6ELztCSRsNNkqi27k-NX1lyWsgGkBAS86N6fktvLlXVFHNdTbzKXoaW_SZKgha4/s1600/lasegue.jpg

3. Sinal de Kernig - Com o paciente deitado com a barriga para cima, o médico dobra a coxa do paciente por sobre seu abdome e tenta estender a perna. O paciente com meningite responde com dor, dobrando o outro joelho ou fletindo o pescoço.

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRawwy9007r1ulD9kTOfzkUXjW-eOXjUhpeXaolS1LVy9R_DQgjQ

Há outros sinais meníngeos, mas estes são os mais comumente usados no consultório e hospitais.

É sempre bom lembrar que a presença de um sinal destes não necessariamente indica meningite. Pessoas idosas podem ter pescoço rígido por artrose cervical. Pessoas obesas, mal condicionadas ou que não praticam atividades físicas podem ter dificuldades de estender a perna quando deitadas. Deve-se, logo, avaliar a presença de sinais meníngeos no contexto de um quadro clínico sugestivo de meningite.