terça-feira, junho 04, 2013

Distonia cervical - Você sabia que há um trapézio em seu corpo?

Sim, há um trapézio em seu corpo. Mas você não o consegue ver, nem pelo espelho. Este é um dos principais músculos do pescoço e da porção superior do tronco, e sem ele não é possível ou torna-se muito difícil fazer coisas simples, como "dar de ombros", elevar os braços para os lados, e nem mesmo jogar o pescoço para trás. E se você tem distonia cervical, este músculo grande também é um dos contribuintes para seus seus movimentos, e dores. 

Observe abaixo a figura geométrica que há em seu corpo. Incline a cabeça, e veja cada porção como um trapézio. Daí o nome do músculo.

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS4tAgHwG3lSLvMCqkepvZZx0NNTCPIZ_Uh39OFtIUZaKad1mmfhw

Diga oi, muito prazer para o seu trapézio. Observe que este é um músculo grande, formado por duas bandas que se fixam nas vértebras da coluna cervical e torácica, e que que unem na linha média do corpo. 

Há três porções no músculo de cada lado:

1. Uma porção cervical, a mais alta e que está localizada no pescoço - sua função é, quando agindo de um lado só, jogar o pescoço para aquele lado (lateralizando, ou aproximando a orelha do ombro do mesmo lado, e rodando o pescoço, ou aproximando o queixo à orelha do mesmo lado). Se os dois lados agem igualmente, permitem à pessoa colocar o pescoço para trás.


2. Uma porção escapular, que se joga sobre o ombro. É o músculo que cresce entre o pescoço e o ombro nos praticantes de halterofilismo. Ele fixa o ombro em movimentos que exigem movimentação do braço, fixa a escápula (o osso localizado atrás de seu ombro, que os antigos chamam de "pá"), e auxilia na elevação do braço juntamente com o músculo do ombro, o deltoide (aquele difícil de crescer na musculação) em movimentos de 90 graus para cima.

3. Uma porção torácica, que se deita sobre o gradil costal (as costelas), e auxiliam na fixação da escápula em movimentos dos ombros e braços, na depressão (movimento de queda0 e retração dos ombros. 

Observe abaixo estas porções em cores diferentes:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/aa/Trapezius_animation_small2.gif/220px-Trapezius_animation_small2.gif

O trapézio pode ser visto sendo trabalhado aqui embaixo:

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR0rZ2OkNyYmwB1eUfqHKPJIIomidnuRiF6HoBt3x5x89azOnmsBA

E na distonia cervical? O que o músculo pode fazer? O trapézio pode causar retração da cabeça para trás, o retrocolo (veja o post sobre distonia cervical para saber o que é isso - aqui). Fora isso, e os portadores de distonia cervical bem sabem, o músculo causa muitas dores, sendo frequentemente alvo de aplicações de toxina botulínica e das mãos de massoterapeutas.

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRHUvPiB9M071pXlKwfBJKRaQj0-igx04OvNAzp96cmfEZLduqx
Quem nunca sentiu essas dores?

Dores de quem carrega mochila nas costas, de quem vive sentado no computador, de quem não faz exercícios há um tempão, de quem está acima do peso, e de quem está grávida.

A dor causada por uma contratura ou dos miofascial da porção mais alta do trapézio pode dar dores que se assemelham a dores da coluna, da mandíbula, de uma dor por tensão, ou mesmo de uma enxaqueca:

http://neckpainsupport.typepad.com/.a/6a010534db265a970c0120a61afd9a970c-500wi
Os pontos vermelhos são pontos de irradiação de dor. 

Já lesões e contraturas em porções mais baixas do trapézio podem produzir dor até mesmo no braço do mesmo lado.

http://www.namtpt.shuttlepod.org/Resources/Pictures/TrapeziusNEWPainOnly.gif

Ou seja, temos um senhor músculo em nosso corpo, que quando bem trabalhado e exercitado torna-se um aliado, mas em pacientes com distonia cervical e nos sedentários ou que carregam peso, acaba se tornando um tormento.

Orgulho para a neurologia Nacional - Primeiro tratado de neurologia escrito completamente por autores brasileiros.

Link patrocinado pela Editora Elsevier com aval da Academia Brasileira de Neurologia

Neurologia ganha seu primeiro Tratado no Brasil

Com chancela da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Tratado de Neurologia será lançado dia 27/06, no IX Congresso Paulista da especialidade. 

Publicação oficial da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Tratado de Neurologia (Editora Elsevier) é primeira obra nacional a apresentar todo o conteúdo referente à especialidadeCada capítulo é escrito por um especialista brasileiro de uma subárea da neurologia e conta com a colaboração de médicos, pesquisadores e professores de renomadas instituições universitárias e de saúde do Brasil. Além disso, aborda com ênfase as patologias cerebrais mais frequentes no país. 

Editado por Joaquim Pereira Brasil Neto, Diretor Científico da ABN, e Osvaldo M. Takayanagui, Professor Titular do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, o livro será lançado durante o IX Congresso Paulista de Neurologia, Guarujá (SP), no dia 27/06, com coquetel de lançamento às 15h30 seguido de sessão de autógrafos com os autores. 

Fonte de consulta para médicos especializados em neurologia, o Tratado é voltado para residentes e profissionais recém-formados que buscam obter o título de especialista na área. A publicação é adaptada à realidade brasileira e aborda mais profundamente, por exemplo, doenças infecciosas no sistema nervoso que têm incidência maior no Brasil e na América Latina.

Um dos destaques é o capítulo sobre Acidente Vascular Cerebral no Brasil, escrito por Dr. Norberto Cabral, que traz a pesquisa do neurologista sobre a existência de tipos de AVC isquêmicos mais prevalentes entre determinado grupo étnico ou área geográfica. O estudo trata, ainda, casos de Acidente Isquêmico Transitório em Joinville (SC) e foi realizado durante um intercâmbio do médico no Reino Unido, por meio de parceria entre a Associação Brasileira de Neurologia (ABN) e Associação Britânica de Neurologia. 
A troca de informações em nível internacional é, portanto, uma das bases do Tratado de Neurologia, que pretende transformar os saberes de várias partes do mundo em saberes da “comunidade neurológica”; além de estimular neurologistas e neurocientistas a estarem constantemente atentos aos avanços tecnológicos nas áreas de genética, imunologia e imagem, em benefício de mudanças importantes nas ciências neurológicas: da visão diagnosticista à fase da terapêutica medicamentosa e reabilitadora e, mais recentemente, da preventiva.


SOBRE OS AUTORES
Dr. Joaquim Pereira Brasil Neto é doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diretor científico daAcademia Brasileira de Neurologia (ABN), pesquisador colaborador pleno e professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) e ex-visiting Fellow do National Institute of Neurological Disorders and Stroke, Bethesda, MD, Estados Unidos.

Osvaldo M. Takayanagui é professor titular Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (USP).

SERVIÇO
Tratado de Neurologia (Editora Elsevier)*Páginas: 896                 Formato: 21x28cm                Preço: R$ 599
*E-book disponível a partir de Julho nas lojas virtuais Kobo, Amazon, Google, iba, Cultura, Gato Sabido, Positivo, eBook Cult, entre outras.

COQUETEL E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: 27 de junho, às 15h30.
LOCAL: Estandes da editora Di Livros (7A e 7B) -
 Congresso Paulista de Neurologia - Hotel Sofitel Jequitimar: Av. Marjori da Silva Prado 1100, Guarujá (SP).

Sobre a ElsevierNo Brasil, a Elsevier publica os principais livros da área de saúde e consagrados há centenas de anos em todo o mundo - a maioria deles acompanhados de material complementar na web. A editora também produz revistas científicas de importantes sociedades médicas e oferece uma série de produtos eletrônicos e digitais inovadores, como Science Direct, ClinicalKey, Scopus e databases bibliográficas.
Canto do Trabalho Comunicação (21) 3256-2606/3217-8061
Jaciara Rodrigues - jaciara@cantodotrabalho.com
Guilherme Simão– 
guilherme@cantodotrabalho.com