terça-feira, outubro 29, 2013

Dia Mundial de Prevenção do AVC

Hoje, dia 29 de outubro, lembramos as inúmeras vítimas que sofrem anualmente com os derrames, os famosos AVC's, em todo o mundo. O sofrimento da perda de força de um lado do corpo, da sensação de dormência ou perda de sensibilidade, do desequilíbrio, das alterações de fala, ou mesmo da perda da linguagem. 

Sintomas que poderiam ser evitados em sua grande maioria se houvesse uma conscientização maior, se a população soubesse quais os meios de prevenção do AVC, e como reconhecer um AVC para um socorro imediato. 

O AVC, ou Acidente Vascular Cerebral, é uma lesão cerebral causada pela perda de sangue em uma região do cérebro pela obstrução de um vaso, ou o extravasamento de sangue para dentro do tecido cerebral pela ruptura de um vaso. A maior parte dos casos poderia ser facilmente prevenida, caso um programa de controle de fatores de risco e conscientização existisse e fosse seguido à risca.

Os fatores de risco que podem levar a um AVC são:

1. Pressão alta não controlada
2. Diabetes
3. Colesterol elevado
4. Tabagismo
5. Etilismo
6. Obesidade
7. Vida sedentária

Há outros fatores menos comuns, e mais difíceis de controlar, como idade, genética e presença de lesões cerebrais como malformações dos vasos da cabeça. Mas estes casos são mais raros.

A cada ano, as pessoas afetadas por um AVC o são em idade mais precoce, por conta dos vários fatores de risco já estarem presentes antes dos 40 anos. Antes considerado doença de pacientes mais idosos, os AVC's estão cada vez mais presentes em pacientes jovens, e suas sequelas, quando não a morte, podem ser notados com frequência nas ruas de nossas cidades e nos nossos hospitais. 

Cuide-se, faça um bem a si próprio e à sua saúde, ajude a prevenir o AVC. A conscientizaão começa pelo conhecimento. 

O conhecimento deve ser adquirido em consultas médicas, através de checkups periódicos, em sites de confiança (como da Academia Brasileira de Neurologia (link) e da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (link)), e no blog Neuroinformação. 

No site da Rede Brasil AVC (link), você aprende mais sobre os sinais de alerta (como identificar) de um AVC, e lê mais coisas a respeito desta doença catastrófica, que causa sequelas por vezes graves, e que pode mesmo levar à morte. E que está ceifando vidas e a saúde de milhares de brasileiros por ano.

Abaixo, fotos do mutirão do AVC do qual participei, hoje, no metrô Sé, e gentilmente cedidas pela agência Burson-Marsteller Brasil, e autorizadas para publicação.