sábado, junho 07, 2014

Espremer espinha pode causar algum problema neurológico?

Se você tem espinhas no rosto, e insiste em espremê-las, vamos contar-lhe uma história.

Espinhas faciais localizam-se em várias partes do rosto, e muitas acabam por localizar-se próximas ao nariz, por onde passam veias faciais que drenam para veias que ficam ao redor dos olhos, as veias oftálmicas, que em última análise drenam para o famoso seio cavernoso, um conjunto de veias que drena muito do sangue da face e da cabeça.

Observe abaixo:

http://classconnection.s3.amazonaws.com/167/flashcards/1546167/png/screen_shot_2012-05-10_at_91110_pm1336641125632.png
Acima você vê um desenho das veias faciais drenando para as veias oftálmicas, que acabam no seio cavernoso. Olhe abaixo o que é o seio cavernoso:

http://skullanatomy.info/individ%20spaces/orbit/04_brain_pan.jpg
O seio cavernoso é essa malha de veias (em azul - não que as veias sejam azuis, mas essa cor é a utilizada mundialmente para a caracterização das veias) localizada na base do crânio, atrás do olho. Por dentro dele, passam diverasa estruturas importantes, como os nervos que movimentam os olhos e a artéria carótida interna, que vai irrigar praticamente todo o cérebro.

Pois bem, infecções na pele drenada por essas veias faciais podem, raramente, fazer com que alguma quantidade de pus acabe caindo dentro desse sistema de veias, que acaba indo para o seio cavernoso, produzindo algo que chamamos de trombose do seio cavernoso, uma condição grave, em que há infllamação e obstrução dos vasos dentro do seio cavernoso, com consequências graves, como dor, inchaço do olho e mesmo perda da visão. 

O livro Neuroanatomical Basis of Clinical Neurology, de Orhan E. Arslan, comenta que infecções como acne infectada em uma região triangular ao redor do nariz (veja abaixo) podem produzir trombose do seio cavernoso. Claro que isso é raro, pois raramente vemos essa doença, e muitas pessoas apresentam acnes na face, por vezes graves (leia aqui, em inglês)

http://o.quizlet.com/LtV8EzmDXUUcpRtkEki4TQ.jpg

Há um único caso relatado na literatura, de 2008, de trombose de veias cerebrais em uma adolescente com acne na ponta do nariz (leia aqui, em inglês).

O risco de infecções do seio cavernoso com acnes faciais foi descrito pela primeira vez em 1852 (link). Maes, em 1937, sugeriu em um artigo que 61% dos casos de trombose do seio cavernoso eram devidos a infecções da porção superior da face (link). Clarom que há quase 80 anos, pouco ainda se sabia a respeito de causas de doenças. A trombose do seio cavernoso é mais comums com outras infecções, como infecções dentárias, como abscessos, e sinusites severas e não tratadas. 

Ou seja, o risco de trombose do seio cavernoso ou qualquer outra complicação neurológica grave com acnes faciais é raro. No entanto, não custa prevenir, para evitar que algo raro, de repente, aconteça com a gente. Se você tem acnes, ao invés de espremê-las, vá ao dermatologista e trate-as. É melhor, mais seguro e bem mais estético para você.