quinta-feira, agosto 07, 2014

Pequeno dicionário de termos médicos - Romboencefalite

Encefalite, como já visto em posts anteriores deste blog, é uma inflamação do encéfalo, ou seja, do conjunto cérebro + cerebelo + tronco cerebral. Já romboencefalite é a inflamação exclusivamente do tronco cerebral.

O tronco cerebral é um conjunto de três estruturas (mesencéfalo, ponte e bulbo) que conectam o cérebro à medula, e de lá ao ambiente através dos nervos e músculos.

http://www.guia.heu.nom.br/images/Encefalo.jpg
O tronco cerebral é o conjunto pintado em verde + azul acinzentado + laranja.

A romboencefalite é justamente a inflamação desta parte do encéfalo, e não é uma doença, mas uma síndrome, de múltiplas causas. Várias são as doenças que podem causar uma romboencefalite.

As mais comuns são infecções virais (principalmente pelos vírus do grupo herpes), uma bactéria conhecida como Listeria monbocytogenes (que pode causar romboencefalites graves, principalmente em crianças e pessoas idosas), tuberculose, criptococose, doenças reumatológicas, manifestações de várias formas de câncer, e outras doenças. 

O diagnóstico depende de exames, como tomografia, ressonância magnética, exame de líquor, exames de sangue e outros exames. Já o tratamento depende da causa.