quinta-feira, maio 26, 2016

Tontura

Já falamos várias vezes sobre tontura aqui no blog, mas poderemos falar ainda mais. 
Tontura é um termo vago, e pode significar muitas coisas. Sabemos que aquela sensação de fraqueza, de moleza no corpo, de fadiga, muitos acabam chamando de tontura. 
Da mesma forma, aquela sensação de mal estar, de cabeça vazia, muitos também chamam de tontura. 
E aquela sensação de que está tudo balançando ou rodando, também pode ser chamada de tontura. 
Pois bem, quando o paciente chega no consultório, e nos fala que sente tontura, começamos a pensar sobre a que tipo de tontura o paciente está se referindo. Isso é muito importante, pois o tipo de tontura, aliado aos sintomas que a acompanham, é que dá o diagnóstico. ,

Imagine o paciente que chega ao consultório com sensação de cabeça vazia e moleza quanfo fica em pé, e chama isso de tontura. A causa mais importante pode ser uma síndrome de hipotensão postural (queda de pressão ao ficar em pé), muito comum em idosos e pacientes desnutridos e desidratados. 

Já se o paciente refere que a tontura é como se tudo estivesse rodando, com ânsia de vômito, a sugestão maior é o de uma síndrome vestibular periférica (vulga labirintite).

Sempre é bom informar ao médico de forma clara e sucinta, resumida, os sintomas que apresentamos, pois somente assim o médico consegue fazer o diagnóstico.